4 conceitos de Inbound Marketing altamente aplicáveis na indústria pet

Há algum tempo estamos discutindo aqui no blog como a indústria pet pode seguir crescendo no Brasil mesmo em tempos de crise. Já falamos sobre a importância do marketing digital como estratégia, sobre como um processo de Inbound Sales bem estruturado pode ajudar a potencializar as vendas e também sobre como o conteúdo é um grande aliado das empresas deste segmento.

Agora chegou a hora de falarmos sobre o Inbound Marketing. Você já ouviu falar desta estratégia? Acompanhe o artigo de hoje. Você verá o que ela é, qual sua importância e como seus principais conceitos podem ser aplicados no mercado pet.

O-que-é-inbound-marketing-825x542

O que é inbound marketing

O termo Inbound Marketing foi cunhado pela Hubspot, uma das principais agências digitais do mundo. Ele consiste, basicamente, em um processo de atrair a atenção dos clientes potenciais através de criação de conteúdo, antes mesmo de eles estarem dispostos a comprar.

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores e mais rentáveis formas de converter estranhos em clientes e promotores de um negócio. Isso porque é diferente do marketing tradicional (outbound marketing): concentra-se em atrair os consumidores através do conhecimento publicado pela empresa e não em interromper sua interação midiática com anúncios, por exemplo — os consumidores não querem mais ver propagandas.

Em suma, fazer Inbound Marketing não é “empurrar” mensagens a um determinado público esperando uma resposta, mas sim atrair as pessoas certas na hora certa por meio de conteúdo de qualidade e, o mais importante, conduzi-las dentro de uma jornada de compras (da descoberta da necessidade à decisão de compra).

Para entender mais a fundo, veja, a seguir, os principais conceitos que você deve conhecer sobre o Inbound Marketing!

 4 conceitos de Inbound Marketing aplicáveis à indústria pet

4 conceitos de Inbound Marketing aplicáveis à indústria pet

1. Posicionamento Online

Todos os tipos de empresa vivem hoje uma busca acirrada pela atenção dos potenciais consumidores. Isso se dá porque o consumidor atual tem o controle das informações que consome na palma das suas mãos (internet).

É dizer: para que uma empresa se consolide como marca, ela precisa estar bem posicionada na web. Seus canais digitais (site, blog, redes sociais etc.) precisam ser encontráveis.

E isso só é possível através de um trabalho estratégico de produção de conteúdo relevante, que seja útil para as pessoas. Com isso, ao fazer buscas no Google, as páginas da empresa são apresentadas nos resultados e aumentam as chances dos consumidores chegarem até a marca, ganharem confiança e se sentirem a vontade para fazer negócio.

2. Jornada de compra

No entanto, não basta atrair os potenciais consumidores. É preciso fazer com que eles vejam valor na marca, entendam o negócio, descubram suas necessidades e tomem a decisão de comprar.

É aí que entra o conceito de jornada de compra, uma trilha de conteúdos e ações digitais que conduzem os visitantes por quatro etapas básicas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Estas etapas devem ser percorridas de forma automatizada, sem a necessidade de interação pessoal. Ou seja, por meio de conteúdo desenvolvido para cada etapa o consumidor vai avançando até estar pronto para um diálogo comercial.

3. Geração e nutrição de leads

Agora pense em todo o esforço que a sua empresa faz para conseguir a atenção de um proprietário de pet shop, por exemplo. Com o Inbound Marketing isso pode ser otimizado a um ponto que estes potenciais clientes venham até a marca sem a necessidade de um vendedor batendo na sua porta — aliás, um comportamento cada vez mais crescente entre os compradores.

Em Inbound Marketing, assim como em vendas, estes potenciais compradores são chamados de leads. De forma automatizada (com conteúdo e ferramentas específicas), os leads são gerados e nutridos (alimentados com informações úteis visando sempre o avanço na jornada).

E mais: no Inbound Marketing, nutrir leads é se relacionar com eles, promover interatividade, sanar dúvidas, contornar objeções e persuadir para a compra; tudo de forma automatizada, online.

4. Conversão

Outro ponto interessante em uma estratégia de Inbound Marketing é a conversão. Ela se dá quando um visitante do site se torna um lead (é identificado como potencial comprador) e também quando ele vai avançando nas etapas da jornada.

O ponto alto da conversão ocorre quando o lead passou por todas as etapas e efetua uma compra. Dizemos que este lead foi convertido em cliente. Após esta etapa, o lead volta para o início da jornada e deve ser constantemente nutrido para realizar novas compras, adquirir novos produtos e serviços (fidelização).

Inbound Marketing é diferencial competitivo no mercado pet

Também é importante entender que uma boa estratégia de Inbound Marketing diminui consideravelmente os custos da empresa com marketing e vendas. Isso porque as principais etapas de prospecção são sanadas online, fazendo com que os vendedores dediquem-se exclusivamente a fazer contato com os leads já preparados para receber uma oferta.

Dentro da estratégia global de Inbound Marketing existe também um processo chamado Inbound Sales que consiste, basicamente, em integrar marketing e vendas e explorar os recursos digitais para potencializar os resultados com o mínimo de esforço humano.

Se pensarmos que o mercado pet brasileiro é um dos maiores do mundo (4º maior de acordo com a ABINPET), e que a concorrência não para de crescer, ter uma estratégia de Inbound Marketing é um diferencial competitivo enorme. É tornar a marca mais inteligente e ágil e potencializar resultados em consonância com os novos comportamentos dos consumidores — cada vez mais conectados e inteligentes.

Você está pronto para formatar uma estratégia de Inbound Marketing na sua empresa? Para saber mais, assine nossa newsletter. Se preferir, deixe um comentário!

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.

Pesquisa

Como sua empresa pode crescer através da mídia programática?

Recentemente, apresentamos aqui no blog o conceito de Mídia Programática. Falamos sobre os benefícios desta estratégia inovadora e também sobre…
Continue lendo

O que é Mídia Programática e como aproveitá-la no mercado pet?

Em 2014, quando o Marketing Digital chegou ao seu ápice no Brasil, um novo conceito também…
Continue lendo

O que é um MQL E SQL e como aplicar no mercado Pet

Há algum tempo estamos compartilhando aqui no blog algumas ideias para melhorar as vendas do mercado pet no ambiente digital.…
Continue lendo

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.