5 maneiras de fidelizar clientes em clínicas veterinárias

  • 1 de fevereiro de 2016
  • Dicas

5 maneiras de fidelizar clientes em clínicas veterinárias

Sabemos que fidelizar clientes é uma estratégia muito mais barata do que atrair novos. A internet permitiu que o novo consumidor tenha acesso facilitado e instantâneo ao que ele procura, seja um serviço ou produto. Dessa forma, ele está se tornando cada vez mais questionador e exigente.

Com as clínicas veterinárias, não é diferente. Quem tem um animalzinho, quer que ele receba o melhor tratamento e produtos, e se o seu estabelecimento não propiciar isso a ele, pode acontecer desse consumidor nunca mais retornar a procurar pelos seus serviços. Por conta disso, é muito importante que a sua clínica veterinária e pet shop tenha um bom atendimento e que se preocupe com o pós-venda, buscando sempre novas formas de atrair e agradar cada vez mais o cliente.

Para ajudá-lo a fidelizar os seus clientes, separamos 5 ações de marketing indispensáveis e que você deve colocar em ação imediatamente. Confira:

1 – Conheça o seu público

sistema_CRM

Antes de implementar qualquer estratégia de marketing, é fundamental conhecer o seu cliente, saber as suas informações básicas, entender o que ele valoriza, o que o motiva, entre outros dados. Dessa forma, será possível criar um relacionamento mais próximo com ele.

Um sistema CRM é uma ferramenta interessante para começar esse trabalho estratégico — trata-se de um software capaz de automatizar o armazenamento do perfil de cada cliente. Ou seja, funciona como um banco de dados valioso que é essencial na criação de qualquer ação de marketing de relacionamento. Dotada de informações, sua empresa terá condições de compreender as necessidades de cada cliente e criar um diferencial na área de atuação.

É importante ressaltar que o sistema precisa ser atualizado frequentemente para garantir que as informações dos clientes estejam sempre corretas e que, dessa forma, as estratégias sejam assertivas.

2 – Crie planos personalizados na sua Clínica Veterinária

Baseado nas necessidades e no histórico de compra de cada cliente a empresa, pode criar planos para aumentar a recorrência desse consumidor e, consequentemente, elevar o seu ticket médio. Se o cliente adquiriu um filhote de Maltês, por exemplo, a clínica pode oferecer um “plano de assinatura”  que contempla vacinação para os próximos meses, banho, tosa, entre outros serviços que fazem parte de um pacote com um valor diferenciado. Além de estimular o cliente a retornar à clínica, ele pode indicar a empresa para a sua rede de contatos aumentando o seu volume de vendas.

3 – Invista em um Programa de Fidelidade

Para os clientes que possuem uma demanda menor ou não se interessam pelos planos, criar um cartão fidelidade é uma excelente estratégia. Por exemplo: a cada 10 banhos e tosas o cliente recebe um desconto ou um brinde exclusivo. Esse tipo de tática incentiva o consumidor a voltar na clínica periodicamente e aumenta as chances dele se tornar um evangelizador da sua marca. Afinal, um cliente satisfeito é o melhor defensor da sua empresa, pense nisso!

4 – Promova eventos especiais

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Os eventos também são ótimas oportunidades de trazer os clientes até o seu estabelecimento. Datas comemorativas, como no Dia Nacional dos Animais, promova um encontro agradável e converse com os seus clientes. Quando a empresa se aproxima dos consumidores e constrói um relacionamento de confiança com eles, as chances de ela ser escolhida no momento da compra são muito maiores.

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5 – Crie campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das táticas de relacionamento mais eficientes quando utilizado de maneira estratégica. Planeje uma campanha de desconto exclusivo para os aniversariantes do mês, por exemplo. Além de demonstrar gentileza ao lembrar-se da data do aniversário de um cliente, ou até do cão dele, ele vai se sentir especial ao receber esse bônus e atenção que foi dada.

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