O que são Leads e por que é tão importante para sua clinica e pet shop

1ª Etapa do Inbound Marketing – ATRAIR: O marketing digital trouxe novas ideias, conceitos e linhas de pensamento para a estratégia de marketing das empresas do segmento Pet. Um desses novos conceitos é o de lead, que, da forma mais simplificada possível, descreve um contato qualificado para o seu negócio Pet, seja um petshop/clínica veterinária. Apesar de funcionar, essa é uma explicação muito superficial. Uma lead passa por um processo antes de ganhar esse nome e é isso o que vamos contar para você médico veterinário. Afinal, o que são e como gerar leads para seu consultório, clínica veterinária e petshop?

O que são leads, de verdade

O que são leads, de verdade pet

 

A ideia de leads se tornou popular quando empresas de marketing digital perceberam que visitantes de sites poderiam se tornar clientes em potencial se fornecessem algum tipo de informação interessante para o time comercial. Assim, como a Hubspot (empresa especialista em geração de leads) define, lead é um visitante que forneceu informações próprias em troca de material gratuito oferecido no seu site. Com o tempo, o termo também se tornou sinônimo de alguém que entrou em contato com a sua empresa interessado em saber mais sobre o seu serviço.

Para deixar ainda mais claro, vamos seguir o caminho hipotético de uma lead gerada pelo site de adestramento. Um visitante procura no Google por “Como ensinar meu cachorro a fazer xixi no lugar certo” e nos primeiros resultados está um artigo do seu blog, “5 dicas de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo”. Legal! O visitante clicou no seu link e leu um artigo campeão dando as melhores dicas ensinando o cão a fazer xixi no lugar certo. Como aquele texto foi muito útil, ele continuou a ler artigos, acompanhar diariamente o seu blog e, com o tempo, se informou ainda mais sobre dicas e comportamento de bichos de estimação. Além disso, ele sabe que o seu negócio é sério e que vocês têm uma expertise excelente. Ou seja: esse visitante está propenso a contratar o seu serviço, pois já gosta da sua empresa! Mas como transformá-lo de visitante em oportunidade de vendas? Você precisa de informações para poder entrar em contato com ele, mesmo que seja através de um e-mail marketing que vai levá-lo até a sua empresa, ou incentivá-lo a entrar em contato com você por e-mail. É aqui que entra a mágica de uma boa estratégia para gerar leads. O seu visitante gosta do material que você compartilha no blog, mas a partir de um certo momento ele vai desejar um conteúdo mais aprofundando, mais extenso. Essa é a sua oportunidade de gerar leads e ainda fornecer conteúdo relevante para os visitantes do seu site.

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Materiais ricos são conteúdos mais extensos, como um ebook ou whitepaper, e, por serem mais extensos, é mais que justo que você peça algumas informações em troca de conteúdo. Agora sim, vamos às leads! Ao oferecer esse material através de uma landing page — uma página de acesso para onde o seu visitante é direcionado —, ele vai conseguir acessar o conteúdo em troca de algumas informações preenchidas em um formulário. Agora sim, geramos uma lead. Você trocou conteúdo do interesse do visitante por algumas informações interessantes para o time comercial da sua empresa, que também podem ser usadas para uma estratégia de e-mail marketing. Essas informações podem ser: nome, telefone, e-mail, quantos animais de estimação possui, etc. Tudo depende da sua estratégia de marketing digital e dos seus objetivos. Agora sim, sabemos o que é uma lead.

Qual é a diferença entre visitantes, leads, prospects e clientes

Qual é a diferença entre visitantes, leads, prospects e clientes

Agora que o conceito de lead está claro, vamos diferenciá-lo de outras definições que você vai encontrar ao longo da sua estratégia de marketing digital: visitante, prospect e cliente.

Um visitante é qualquer pessoa que visita o seu site ou blog e consome o conteúdo que você disponibiliza. A partir do momento em que esse visitante troca informações por conteúdo, ele sobe um degrau e se torna uma lead. Agora começa a parte interessante. Uma lead não é uma oportunidade de venda ainda. Algumas leads estão mais preparadas para fechar uma venda do que outras, e são essas que devem ser o foco do seu time de vendas ou da sua estratégia de contato (e-mail marketing, cadastro em newsletter etc). Quando você capta uma lead ideal para o seu petshop ou clínica e entra em contato com ela, ela se torna um prospect, uma oportunidade real de venda. Você está em contato direto, mostrando seu produto ou serviço e tem a chance real de vender. Agora a parte fácil: vendeu? Agora temos um cliente!

Como começar a gerar leads para clínica veterinária e petshop

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Criar uma estratégia de marketing digital para o mercado pet e vet é interessante e pode trazer resultados palpáveis e duradouros. Para começar a gerar leads você precisa analisar os passos de que falamos anteriormente e pensar no seu público-alvo, nos seus objetivos de marketing e em qual será a sua estratégia. Para ter resultados é preciso ter organização e planejamento! Comece por aí.

A parte prática tem várias ramificações e diferentes abordagens, mas todas se resumem ao que falamos desde o início do post: forneça conteúdo relevante para o seu visitante e peça informações importantes para o seu negócio em troca. Você pode fazer isso de várias formas: por exempo, crie um blog, poste artigos e gere leads a partir de lá; ou crie anúncios em mídias sociais e Google Adwords e direcione quem clicar para uma página específica — a landing page — com um formulário. Defina qual é o meio mais adequando para a sua clínica ou petshop e comece hoje mesmo!

Podemos concluir facilmente que gerar leads é interessante para qualquer negócio. Escolhendo os meios certos, compartilhando o tipo certo de conteúdo e colhendo informações importantes para o seu negócio, você pode transformar visitantes em leads, leads em prospects e prospects em clientes.

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