Como o Inbound Sales pode melhorar a lucratividade da indústria pet

Como o Inbound Sales pode melhorar a lucratividade da indústria pet

Para entender como o método Inbound Sales pode ajudar na lucratividade da indústria pet, vamos começar por um overview deste importante segmento. Em 2015, o setor pet teve um faturamento de mais de R$ 18 bilhões, o que representa um crescimento de 7,6% com relação a 2014 e nos coloca como o terceiro maior mercado do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido). As exportações seguiram pelo mesmo caminho: movimentaram US$ 351,4 milhões em 2015, contra apenas US$ 6 milhões de importações. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

Desafios da indústria pet perante a crise

Por outro lado, a indústria pet no Brasil ainda está longe de ter explorado sua capacidade máxima. De acordo com a ABINPET, em 2015 a produção de pet food, por exemplo, foi aquém do potencial de consumo do país — foram produzidas 2,5 milhões de toneladas e o consumo total gira em torno de 7,4 milhões. A associação ainda destaca as altas taxas de impostos incidentes sobre os produtos (IPI de 10% na venda de embalagens com menos de 10 quilos) e também, como não poderia deixar de ser, o aumento de custos das matérias primas como carnes e cereais que compõem boa parte dos alimentos pet.

O baixo crescimento da economia também afeta o mercado pet — o Banco Central estima encolhimento no Produto Interno Bruto (PIB) na casa dos 3,83% até o final de 2016 —, pois a recessão diminui o poder de compra dos consumidores, eleva custos também de logística e distribuição, marketing, dentre outros.

Inbound Sales como estratégia para aumento de vendas e diminuição de custos

Diante destes desafios, é preciso inovar, buscar alternativas para driblar a crise e manter os negócios do segmento competitivos e lucrativos. É aí que o método Inbound Sales, que é, basicamente, um processo de vendas calcado na atração de consumidores via internet, pode ser muito útil.

Existem algumas razões pelas quais o Inbound Sales pode melhorar a lucratividade da indústria pet. Veja:

Inbound Sales diminui os custos de aquisição de clientes

Os custos de aquisição de clientes costumam ser sempre altos. Isso porque incluem estratégia de marketing, todo o processo de prospecção e relacionamento com potenciais clientes e os gastos da operação comercial como um todo.

Com o Inbound Sales estes investimentos se tornam significativamente menores, pois por meio de ações de marketing digital, automação de anúncios online (Google Adwords, por exemplo), produção e distribuição de conteúdo próprio etc. é possível atrair compradores e proprietários de pet shop sem precisar ir a campo.

Nesta estratégia, as equipes de Marketing e Vendas se integram e boa parte das etapas da jornada de compra (da descoberta da marca à decisão de fechar negócio) são percorridas pelo cliente sem a necessidade de contato com os vendedores. Estes só entram em contato com o lead quando ele realmente está preparado para uma conversa comercial.

Inbound Sales ajuda a reter e fidelizar clientes

Outro ponto sensível que merece total atenção das indústrias pet é o tão temido churn rate (taxa de perda de clientes). É muito importante manter os clientes da carteira satisfeitos para não perdê-los, já que conquistar clientes novos se torna muito difícil com a crise.

Também nisso um processo bem estruturado de Inbound Sales pode ser muito útil. Como todo o processo de nutrição de leads é automatizado, os clientes ativos são recorrentemente alimentados com conteúdo via campanhas de e-mail marketing, envio de ofertas, dentre outras ações. A marca sempre se faz presente para que a concorrência não tenha chance de entrar.

Ao utilizar uma solução de CRM como o Pipedrive, por exemplo, e ferramentas de marketing digital (Google Analytics e outros softwares de automação), as equipes de Marketing e Vendas obtém informações sobre os hábitos de consumo dos clientes e estes dados podem se transformar em insumos para a criação de ações de comunicação e marketing que ajudam a fortalecer o relacionamento e fazer vendas recorrentes.

— Leia também: Inbound Sales para Fabricantes de produto Pet: como usar esta abordagem para vender mais?

Inbound Sales elimina a necessidade de atravessadores entre o fabricante e o dono do pet shop

Como cada vez mais os proprietários de pet shops têm utilizado a internet para fazer suas compras, a necessidade de ter entre ele e o fabricante um distribuidor vem diminuindo. Logicamente, há casos em que ainda é necessária a presença do vendedor, mas é sim possível estruturar um processo de relacionamento com os lojistas e automatizar os pedidos diretos, sem o distribuidor como atravessador.

Por um custo infinitamente menor, é possível atrair os lojistas com conteúdo web por meio de campanhas de Adwords, SEO, Facebook ADS, dentre outras ações. Assim, o próprio fabricante esclarece as dúvidas, fornece informações e ajuda os compradores a decidir pelos melhores produtos. Em seguida, basta estruturar um mecanismo de pedidos online ou de contato com os compradores após sinalização via chat online ou formulários e fazer o envio diretamente ao lojista.

Você está preparado para melhorar a lucratividade de sua indústria pet com o Inbound Sales? Quer saber mais? Faça contato conosco ou deixe um comentário!

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.

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