Como sua empresa pode crescer através da mídia programática?

Como sua empresa pode crescer através da mídia programática

Recentemente, apresentamos aqui no blog o conceito de Mídia Programática. Falamos sobre os benefícios desta estratégia inovadora e também sobre como implementá-la em uma empresa do segmento pet. Agora resolvemos aprofundar a discussão e apresentar as oportunidades que podem ser aproveitadas com a mídia programática.

No artigo de hoje, você verá com mais detalhes os benefícios e também conhecerá alguns cases de empresas que já estão obtendo sucesso com a aplicação da mídia programática. Acompanhe!

Compra programática: adquirir e gerir anúncios de forma automatizada

Um dos benefícios mais visíveis da mídia programática é a possibilidade de automatizar a exibição de anúncios ao público certo na hora certa. E isso começa na hora de adquirir os espaços para o lançamento das campanhas.

Por meio de uma plataforma de compra e venda de anúncios (demand-side plataform, DPS), é possível agilizar todo o processo e evitar que a concorrência se destaque nos sites e blogs que o público-alvo da marca costuma frequentar.

Ao fazer uso deste formato de compra de mídia, é possível escalar o contato da marca com leads qualificados, engajar o público em vários formatos e telas e ter um dashboard com dados que podem gerar insights e ajudar a mensurar os resultados com mais precisão.

Para isso, é claro, é preciso segmentar bem o público-alvo (saber quem são as pessoas que se quer atingir), pensar em anúncios de impacto (explorar os vários formatos, tais como vídeos, áudios e imagens de alta qualidade), avaliar periodicamente o engajamento do público e o alcance dos anúncios e fazer a escolha correta dos locais onde os anúncios serão veiculados.

Mobile devices: explorar os dispositivos móveis para levar a marca ao alcance dos dedos

Outra forma de aumentar a visibilidade da marca e assim atrair mais leads qualificados para obter mais oportunidades de negócios é explorar os dispositivos móveis. Isso porque o acesso à internet está cada vez mais móvel, as pessoas passam grande parte do seu dia a dia buscando informações em seus smartphones e tablets.

Logo,  é importante que a criação de anúncios e outros formatos de conteúdo seja pensada para o ambiente mobile. Uma peça criada para ser exibida na web precisa ser responsiva, ou seja, se adaptar a qualquer tela onde o internauta estiver navegando.

O próprio Google recomenda intensificar as ações móveis e seu algorítimo de ranqueamento das páginas pontua melhor os canais amigáveis ao mobile.

Analytics: intensificar a cultura da análise em tempo real para testar e mensurar resultados

A própria natureza da mídia programática facilita a análise de dados, visto que tudo é gerenciado dentro de uma plataforma baseada em inteligência artificial, geolocalização e outras tecnologias que facilitam a coleta de informações sobre o público que visualiza, clica e interage com os anúncios.

No entanto, é preciso intensificar a cultura da mensuração de resultados por meio de métricas e análise em tempo real. Daí a importância de integrar os anúncios programáticos com outras ferramentas utilizadas na estratégia global de marketing digital da empresa (Google Analytics, Hubspot, Resultados Digitais etc.).

Case de sucesso: Nike conquista 2 milhões de internautas com anúncios programáticos durante a Copa do Mundo

Nike conquista 2 milhões de internautas com anúncios programáticos durante a Copa do Mundo

As empresas têm utilizado a mídia programática para elevar a experiência do usuário ao estado da arte, gerar mais engajamento (sobretudo em redes sociais, que hoje movimentam grande parte do tráfego na internet) e obter dados que podem se transformar em informações úteis para tomar decisões comerciais mais inteligentes e entender o comportamento de seus consumidores alvo.

Um caso muito emblemático, no qual qualquer empresa de qualquer segmento pode se inspirar, é o da Nike. Em 2014, durante a Copa do Mundo realizada no Brasil, a companhia utilizou anúncios programáticos em tempo real para conectar seu público com a marca, então uma das patrocinadoras do evento.

Para isso, foram criadas peças imersivas em 3D e publicadas em sites e aplicativos de 15 países. O público podia interagir com estes anúncios logo depois que uma partida terminava, o que gerou mais de 2 milhões de engajamentos positivos. Além de entregar uma experiência inovadora em temos gráficos e interativos, a Nike também levou conteúdo relevante para aquele momento. Assim, ao mesmo tempo em que se divertia, o público podia ver informações sobre seus atletas preferidos — união da publicidade com o marketing de conteúdo.

Ideias para usar a Mídia Programática em uma empresa do segmento pet

Para finalizar, veja uma série de dicas para fazer uso da mídia programática em uma campanha no segmento pet:

  • Lançar anúncios de produtos e serviços em sites voltados ao mundo animal;
  • Entregar conteúdo personalizado para cada perfil de público-alvo;
  • Programar anúncios interativos em vídeo e 3D;
  • Entregar conteúdo relevante adaptado para qualquer tela em que o internauta estiver navegando;
  • Lançar ofertas de e-commerce usando inteligência artificial e geolocalização para atingir regiões e usuários específicos.

Sua empresa já conta com uma estratégia de Mídia Programática? O que você achou destas dicas? Deixe um comentário!

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Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.

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