Como saber se a estratégia de Marketing Digital da sua clínica veterinária e petshop está gerando resultados?

Como saber se a estratégia de Marketing Digital da sua clínica veterinária e petshop está gerando resultados

O marketing digital para petshops e clínicas veterinárias pode ser um grande aliado na conquista de novos clientes, mas se você não sabe analisar os resultados, pode estar jogando tempo e dinheiro fora. Isso não significa que você deve parar de fazer marketing digital, mas sim que deve dedicar algumas horas para planejar o seu sucesso e saber exatamente por que está fazendo marketing digital para clínicas veterinárias e petshops. Disposto a dedicar alguns minutos para entender do que estamos falando? Então vamos às métricas e à análise de resultados!

Objetivos, metas e métricas: você já tem?

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Marketing digital é uma estratégia que deve estar alinhada ao objetivo do seu negócio, ou seja, “VENDER”. Se o seu objetivo maior é vender, sejam consultas de um  médico especializado ou produtos de petshop, as metas devem refletir os passos a serem dados para atingir esse objetivo através do marketing digital. Aqui entram aumentar a visibilidade da sua clínica veterinária nas redes sociais, gerar mais tráfego para o seu site, atrair leads qualificados, e por aí afora.

As métricas são ferramentas para medir o seu sucesso em cada meta. Por exemplo, se você deseja aumentar o fluxo de visitantes no seu site, uma métrica é o número de visitantes únicos. Se você pretende fazer nutrição de leads com e-mail marketing, uma métrica é a taxa de abertura desses e-mails. Ou seja, as métricas devem ser mensuráveis e revelar se cada ação de marketing digital está surtindo resultados.

Cuidado com as métricas de vaidade

Cuidado com as métricas de vaidade pet shop clinica veterinaria

Toda métrica traz uma informação sobre a sua estratégia de marketing digital para petshops e clínicas veterinárias, mas será que todas são relevantes para o seu objetivo de vender? Se uma métrica não diz o quanto você está ganhando financeiramente com ação de marketing digital, ela é uma métrica de vaidade, ou seja, que empolga, motiva, mas não contribui para a análise da efetividade do seu investimento.

Métricas de vaidade são o número de seguidores nas redes sociais, número de visualizações de um post no seu blog, número de curtidas e pageviews, por exemplo. E por que elas não ajudam a analisar a eficácia do seu marketing digital?

Imagine que você tem 1000 seguidores na sua página do Facebook e que sua clínica veterinária fica em Santa Catarina. Desses 1000 seguidores, 500 são de outros estados, ou seja, a possibilidade de buscarem uma consulta para os seus pets na sua clínica é bem pequena. O que significa que você tem apenas 500 leads qualificados regionalmente para trabalhar sua estratégia de marketing digital. Ter 1000 seguidores é ótimo, dá orgulho, mas nem sempre gera receita.

O que analisar no marketing digital para clínicas veterinárias e petshops então?

O que analisar no marketing digital para clínicas veterinárias e petshops então

Como você viu, as métricas são importantes e ajudam a entender se você está tendo êxito com suas ações de marketing digital. Mas se você deseja saber se o marketing da sua clínica veterinária e petshop está realmente gerando resultados para o seu negócio, o que você precisa mensurar são os KPIs, ou indicadores de performance.

Os KPIs são diferentes das métricas porque eles estão diretamente atrelados aos seus resultados, revelando a efetividade financeira das suas ações, bem como o retorno que você conquista com o marketing digital. Entre os KPIs que você deve medir, estão:

  • Número de visitantes únicos

Conforme cresce o número de visitantes no seu site, crescem também as oportunidades de negócio, como vendas e consultas.

  • Taxa de conversão de visitantes em leads

Leads são pessoas que deixam dados de contato para que você estreite relações com e-mail marketing, SMS e outros canais de comunicação. Quanto mais leads você tem, mais pessoas para quem mostrar o seu trabalho e direcionar pelo seu funil de vendas através do inbound marketing.  Entenda o que é Lead e como gerar mais vendas nesse artigo.

  • Custo por lead

Quanto você gasta para que um visitante se torne um lead? Saber esse valor permite que você faça uma análise sobre a sua estratégia de marketing digital e otimize suas ações para reduzir o custo de aquisição de leads, garantindo maior efetividade para o seu investimento.

  • Taxa de conversão de leads em clientes

Esta métrica é uma das mais importantes, pois revela quantas pessoas de fato se tornaram seus clientes em determinado período de tempo. Quanto mais conversões, mais clientes, mais vendas, maior o faturamento.

  • Custo de aquisição de clientes

Quanto você gasta para conquistar um novo cliente? Aqui entram todas as despesas com o marketing digital, como tempo, softwares e sistemas, profissionais envolvidos, entre outros. Quanto menor o seu custo de aquisição de clientes, mais efetivo é o seu marketing digital.

  • Origem de tráfego

Marketing digital para clínicas veterinárias e petshops é um conjunto de estratégias, ferramentas e ações que culminam com resultados ótimos para o seu negócio. Por isso é importante saber quais canais de interação com o público direcionam mais tráfego para o seu site. Se são as redes sociais, você pode investir mais tempo nessas plataformas; se é o e-mail marketing, pode aumentar a frequência de envios ou ainda melhorar o conteúdo compartilhado.

  • Taxa de abertura de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma importante estratégia de marketing digital para petshops e clínicas veterinárias, pois possui baixo custo de manutenção e alto retorno. Saber a taxa de abertura dos seus e-mails marketing te dá a noção de quantas pessoas estão entrando em contato com a sua empresa e como melhorar essa estratégia para que ela seja cada dia mais efetiva. Baixe nosso e-Book e entenda como estruturar sua primeira campanha de e-mail marketing de seu pet shop.

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  • Taxa de rejeição

Assim como você precisa saber o que está dando certo, deve também saber o que não está. É por isso que você deve acompanhar a taxa de rejeição do seu site, ou seja, o número de pessoas que chega até ele e sai em pouco tempo, quase que imediatamente. Ao determinar a sua taxa de rejeição, você pode lançar uma pesquisa para saber o que faz com que as pessoas não continuem a navegação e assim melhorar o seu marketing digital.

  • Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento ou ROI é um KPI financeiro que revela quanto o seu investimento em marketing digital está trazendo de retorno. Ele pode ser medido com uma fórmula simples:

ROI = RECEITA – INVESTIMENTO / INVESTIMENTO

O resultado desse cálculo é quanto você está gerando de lucratividade com suas ações de marketing digital, ou seja, quanto você está ganhando efetivamente em vendas. Para que o cálculo do ROI seja mais preciso, você deve fazê-lo para cada ação, como redes sociais, e-mail marketing, site, blog, landing pages, etc. Mas pode também fazer um ROI global para saber como está o seu desempenho geral.

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