Inbound Sales para Fabricantes de produto Pet: como usar esta abordagem para vender mais?

Inbound Sales para Fabricantes de produto Pet

Antes de entrarmos propriamente em como o Inbound Sales pode melhorar as vendas do mercado pet, é preciso lembrar que este é um dos ramos mais promissores do Brasil. Composto pelas indústrias que fabricam os mais diversos produtos, companhias de serviços e os lojistas que não param de se multiplicar de norte a sul, o segmento vem num ritmo crescente nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, de acordo com a ABINPET somente as indústrias de alimentos para animais de estimação movimentaram 18 bilhões de reais em 2015, o que representa 7% a mais do que no ano anterior. Cerca de 31,4 milhões de dólares foram gerados com as vendas das empresas do segmento para o exterior.

Mas este como todos os outros setores que compõem a macroeconomia nacional também vem sentindo o efeito da crise econômica. E é aí que o conceito de Inbound Sales pode ser muito útil! Esta inovadora abordagem pode acelerar a escala de vendas, diminuir custos, melhorar a produtividade das equipes de marketing e comercial, entre outros benefícios.

Se você é um empresário da indústria pet, este artigo lhe cairá como uma luva. Acompanhe e confira como uma pequena transformação pode trazer aumento significativo nas suas vendas!

4 provas de que o Inbound Sales vai transformar (para melhor) as vendas do mercado pet

Esqueça sua veia vendedora por um momento e coloque-se no lugar do proprietário comprador de um pet shop ou de qualquer outro tipo de empresa do ramo. Visualize o novo comprador. Um profissional cheio de tarefas, que não tem mais tempo para receber vendedores. Um profissional que já percebeu que a internet é uma excelente ferramenta para encontrar fornecedores, se relacionar com eles e fechar negócios.

Veja agora este comprador em frente ao computador, prestes a fazer uma pesquisa no Google. Ele poderá digitar um produto específico ou, o que acontece muitas vezes, buscar por soluções, por respostas, para seus problemas ou para problemas de seus clientes (alimentos especiais para animais, soluções de software para clinicas veterinárias, brinquedos, roupas, apetrechos dos mais variados e até sorvetes para pets.).

As empresas que entregarem respostas claras, que sanarem as dúvidas deste comprador ali mesmo na internet têm uma chance imensa de receberem uma ligação sua para iniciar um acordo comercial.

Agora volte para seu status de empresário fabricante de produto pet e responda se você tem uma estratégia para atrair, se relacionar e vender para este novo comprador. Você está fazendo Inbound Sales?

Com isso em mente, veja, a seguir, como o Inbound Sales pode aumentar as vendas do mercado pet!

1. Inbound Sales elimina a necessidade de distribuidores entre a indústria e o dono do pet shop

Por essência, o Inbound Sales ajuda o fornecedor a se relacionar com leads (potenciais compradores) atraídos pela estratégia de marketing digital. A partir do momento em que o consumidor é atraído por conteúdos, campanhas de Adwords, SEO, Facebook ADS etc. e têm suas dúvidas e objeções sanadas, ele não precisa de um vendedor batendo à sua porta para apresentar portfólio de produtos, explicar benefícios e diferencias etc.

O conhecimento compartilhado via site, blog, redes sociais, com materiais como artigos, e-books, vídeos, cases de sucesso etc. faz este comprador ganhar confiança na marca e também sanar suas dúvidas de uma forma mais proativa, mais rápida e em consonância com as vantagens que a comunicação digital pode lhe proporcionar.

Num trabalho feito em conjunto com as equipes de marketing e vendas, o lead é direcionado dentro da chamada ‘jornada de compra’ (as etapas que ele percorre desde a descoberta do problema até a decisão de comprar) e, quando estiver pronto para fechar negócio poderá ser abordado com menos objeções; estará mais preparado para fechar o negócio.

Conheça a jornada de compra do novo consumidor da web

2. Inbound Sales torna a prospecção de clientes mais ágil, eficiente e barata

A concorrência aumenta a cada dia no mercado pet. Mais e mais empresários estão investindo neste ramo. Logo, quando se trata de vender, é preciso estar com o funil de vendas sempre bem abastecido de potenciais compradores; é preciso investir na geração de leads. A prospecção precisa ser mais acirrada e assertiva.

Com a abordagem do Inbound Sales é possível escalar a quantidade de leads sendo tratados ao mesmo tempo, pois boa parte do ciclo de compra é percorrido pelo prospect no ambiente digital. Boa parte da conversa que seria feita com o vendedor não é necessária, pois o potencial comprador já dispõe de informações online.

A dedicação dos vendedores pode ser total nos leads que já estão prontos para conversar sobre o fechamento do negócio. Além do mais, ao tratar um lead, nesta abordagem os vendedores fazem contato online, via aplicativos de mensagens instantâneas, via videoconferências etc. Isso diminui os custos e melhora a produtividade da equipe.

3. Inbound Sales reduz custos da operação comercial

Para que o negócio seja lucrativo, é preciso mais do que apenas aumentar as vendas. Escalar as vendas e ao mesmo tempo diminuir custos com a operação comercial é fundamental para se manter competitivo. Certo?

Com uma estratégia efetiva de Inbound Sales, é possível, além de gastar menos com marketing e propaganda, diminuir despesas como viagens de vendedores, conta telefônica etc. Também o tempo é otimizado, os vendedores não passam mais tanto tempo em longas reuniões com clientes.

4. Inbound Sales gera uma ‘máquina de vendas’; diminui a dependência de contato humano

É certo que sempre será necessário ter uma equipe comercial, afinal de contas nem todas as etapas do processo comercial podem ser online — exceto quando se trata de um e-commerce, é claro.

No entanto, por tudo que já expusemos até aqui, boa parte do contato do comprador com a empresa fornecedora se dá no ambiente digital. De forma automatizada, os leads recebem ofertas via e-mail marketing, obtém respostas em interações via redes sociais ou outros canais digitais, entre outras ações feitas com ajuda de softwares e aplicativos especializados. Isso torna tudo mais automático, menos dependente de interações humanas.

O Inbound Sales deve substituir o modelo tradicional de vendas no mercado pet?

Como empresário do mercado pet, você já está aproveitando das vantagens de uma estratégia de Inbound Sales? Gostou destas dicas? Deixe seu comentário!

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