O que é Inbound Marketing?

 o que é inbound marketing

Conforme a tecnologia avança e novos meios de comunicação surgem, o marketing precisa correr para se adaptar e acompanhar os novos hábitos das pessoas. Nesse cenário, onde o consumidor está mais exigente e seletivo, surge um novo conceito que busca acima de tudo ser uma modalidade de marketing que o consumidor realmente gosta.

Conheça agora o que é o Inbound Marketing e como ele pode auxiliar a sua empresa a ir mais longe.

O que é Inbound Marketing?
Definir Inbound Marketing não é uma tarefa simples. O conceito é relativamente novo e bem amplo. Mas de modo geral, o Inbound Marketing é qualquer tipo de marketing que seja focado em atrair o interesse das pessoas.

É um tipo de marketing mais amigável, pois se baseia no compartilhamento de informações e conteúdo de interesse do visitante, gerando confiança e um relacionamento entre a empresa e o consumidor. Produtos e serviços não são oferecidos diretamente para o consumidor, mas, sim, conteúdos que tenham valor para o quem o lê, mesmo que não haja relação direta com os produtos ou serviços que a empresa comercializa — o importante é atrair o visitante, passar credibilidade e ganhar sua confiança.

O-que-é-inbound-marketing-825x542

Inbound X Outbound
O Outbound é o marketing tradicional, ainda muito presente nos dias de hoje, como comerciais na televisão, propagandas em páginas de revistas, banners em blogs, etc. Uma de suas características é não ter a permissão do consumidor para ser exibida, a publicidade é imposta para o usuário, aparece sem que ele tenha procurado por ela ou a queira.

No Inbound a ideia é atingir o público certo e no momento certo, sem ser invasivo e exibindo conteúdo útil — por isso as chances de conversão aumentam consideravelmente. O marketing de atração, como também é conhecido, ainda possui outras vantagens sobre o modelo tradicional, como a maior facilidade de mensurar resultados – é possível saber exatamente quantas pessoas viram ou interagiram com o conteúdo, por exemplo – além de ser consideravelmente mais barato que o Outbound.

Ambas as estratégias são muito utilizadas e possuem princípios diferentes, mas se usadas em conjunto podem maximizar seus resultados.

Como funciona?

Funil-de-vendas-Inbound-Marketing
Para que o Inbound Marketing seja eficaz, é preciso entregar conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, formando assim três itens essenciais que é Lugar, Tempo e Conteúdo. Esses elementos devem ser a base para as suas cinco etapas principais:

1 – Atrair visitantes para seu site/blog;

2 – Converter esses visitantes em leads;

3 – Converter os leads em vendas;

4 – Fidelizar os clientes;

5 – Impressionar positivamente seus clientes para que eles divulguem sua empresa.

inbound_marketing_para_iniciante

Existem algumas ferramentas que te ajudam a alcançar esse resultado, como:

Marketing de Conteúdo
Para que os visitantes se tornem leads, é preciso criar conteúdo que seja de qualidade, educativo e útil — daí a importância do Marketing de Conteúdo. Para ajudar nisso, o recomendado é criar personas que auxiliam a direcionar o conteúdo para o público certo.

Entenda as 5 etapas da jornada de compra do novo consumidor da web

jornada de compra

Ciclo de compra
Entender o ciclo de compra de seus visitantes vai ajudá-lo a convertê-los em leads. Para isso, crie um funil de conversão para entender todas as fases que um possível consumidor passa antes de comprar o seu produto propriamente.

Personalização
Conheça bem seus leads para disponibilizar sempre conteúdo que seja interessante e, quando possível, trate-os de maneira individual e personalizada.

Saiba o que é Leads

Multicanais
Hoje em dia, as pessoas utilizam diversas redes sociais, leem blogs, fazem pesquisas no Google, etc. É importante estar presente em todos esses canais para alcançar o maior número de pessoas possível.

Integração
Não basta apenas ser multicanal, é preciso integrar tudo isso e mensurar os resultados para que a estratégia dê certo, fazendo alterações sempre que for necessário.

Por que sua empresa precisa adotar o Inbound Marketing?
Em um mercado competitivo como o atual, adotar uma estratégia de marketing com uma abordagem que permite a seus clientes adquirirem uma verdadeira admiração pela sua empresa é uma grande contribuição para a consolidação da sua marca. Sem contar o benefício de um lead gerado por Inbound Marketing ser mais barato e a mensuração dos resultados ser mais assertiva e simples.

Veja porque clínicas veterinárias e pet shops precisam adotar estratégias de Marketing Digital.

inbound_marketing_para_iniciante

Viu só como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a trazer muito mais resultado? Você pretende implementar essa estratégia? Compartilhe sua experiência abaixo, nos comentários.

 

(sua privacidade garantida, livre de spam)

Conteúdo VIP!

Quer ter Sucesso com Marketing Digital? Assine nosso blog gratuitamente, receba diversos materiais e dicas para trilhar o caminho do sucesso!

*digite o seu nome acima

*digite o seu email acima

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.

Pesquisa

Como sua empresa pode crescer através da mídia programática?

Recentemente, apresentamos aqui no blog o conceito de Mídia Programática. Falamos sobre os benefícios desta estratégia inovadora e também sobre…
Continue lendo

O que é Mídia Programática e como aproveitá-la no mercado pet?

Em 2014, quando o Marketing Digital chegou ao seu ápice no Brasil, um novo conceito também…
Continue lendo

O que é um MQL E SQL e como aplicar no mercado Pet

Há algum tempo estamos compartilhando aqui no blog algumas ideias para melhorar as vendas do mercado pet no ambiente digital.…
Continue lendo

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.