Marketing Pet Shop: Aprenda a criar estratégias de marketing para datas comemorativas

  • 18 de janeiro de 2016
  • Dicas

Pet Shop Aprenda a criar estratégias de marketing para datas comemorativas

As datas comemorativas costumam ser os momentos do ano em que as pessoas mais consomem e as empresas mais faturam. Para aproveitar este aquecimento do mercado, tanto online quanto offline, é fundamental desenvolver estratégias de marketing para pet shop que aumentem o apelo à campanha. Especialmente em épocas de crise, períodos como este aparecem como grandes oportunidades para aumentar as vendas.

Para todas as empresas, as datas comemorativas são importantes, e isso acontece para a maior parte dos segmentos de negócio. Para os pet shops e clínicas veterinárias, o cenário não é diferente. Datas comemorativas preveem celebrações, e para a maior parte das pessoas, os bichos de estimação são parte integrante de todas estas festas.

O desafio, portanto, é encontrar estratégias de marketing que possibilitem que sua empresa consiga atingir o máximo de resultados. Confira alguns passos para criar boas estratégias de marketing para datas comemorativas:

Planejamento das ações

Planejamento das ações

Esta parte pode não ser uma novidade para você, mas qualquer ação de marketing que se preze precisa de planejamento prévio, quanto mais se estamos falando de datas comemorativas. Estas datas não costumam mudar tanto de ano para ano e, normalmente, é possível conferir e planejar através dos calendários de comemorações e feriados.

Portanto, invista em um planejamento para estas ações de marketing. Assim você consegue escolher em quais datas investirá e ainda pensar em ideias de iniciativas com alguma antecedência, estando preparado para aquelas datas que demandam mais trabalho e empenho, sabendo lidar com qualquer tipo de imprevisto.

Seja criativo

Seja criativo

Para chamar atenção dos seus clientes para as ações nas datas comemorativas é preciso criatividade, já que em muitas delas todas as outras empresas do segmento farão ações. Ou seja, escolher datas específicas do seu mercado – como o dia do veterinário ou o dia do animal – é igualmente importante para complementar as ações em outras datas, como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e Natal.

Como a maioria dos pet shops e clínicas veterinárias trabalham com banho e tosa, junto de artigos para os animais, uma iniciativa bacana para engajar os clientes é justamente oferecer adereços e mimos específicos para os animais e seus donos nessas datas. Existem inúmeras oportunidades no que diz respeito aos acessórios de banho e tosa, como laços e gravatas.

Com o carnaval chegando, por exemplo, que tal pensar em alguma ação que envolva essa data? Um bloquinho para cães? Um adereço diferente para o cão que tomar um banho? São muitas as possibilidades!

Conheça o seu público-alvo

Conheça o seu público-alvo

Ações de marketing para pet shop serem eficazes precisam ser feitas de acordo com o público-alvo que vai recebê-las. Ou seja, de nada adianta criar ações para as “Papais” dos bichinhos no dia das Pais, se a maior parte dos clientes do pet shop são mulheres. A melhor forma de conhecer o público-alvo é observando seus hábitos de compra e consumo na sua loja, e claro, conversando com eles para entender como os clientes veem sua empresa e se relacionam com o que vocês fazem.

Quanto mais você conhece o seu público, mais assertivas serão as estratégias que você colocar em prática. Tenha um cadastro com todas as informações relevantes sobre o seu cliente e o seu pet. Por exemplo, se você sabe a data de aniversário de um animalzinho que vai com frequência ao seu pet shop, que tal dar algum mimo para parabenizá-lo?

Execução é tudo

Execução é tudo

Por fim, de nada adianta planejar e não executar com qualidade. Procure entender bem quais os canais de mídia que você vai utilizar, onde são os melhores pontos de contato entre sua empresa e o cliente (ele está no Facebook, Instagram ou Twitter?), e coloque suas ações em prática, sempre lembrando de avaliar o que deu ou não resultado.

Tem alguma dica de estratégia de marketing para datas comemorativas? Compartilhe com a gente!

(sua privacidade garantida, livre de spam)

Conteúdo VIP!

Quer ter Sucesso com Marketing Digital? Assine nosso blog gratuitamente, receba diversos materiais e dicas para trilhar o caminho do sucesso!

*digite o seu nome acima

*digite o seu email acima

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.

  • Renato Nishimura Direção Vet C

    Parabéns Koji!

    • James Koji

      Obrigado pelas dicas no passado! Foi onde tudo começou.

Pesquisa

Como sua empresa pode crescer através da mídia programática?

Recentemente, apresentamos aqui no blog o conceito de Mídia Programática. Falamos sobre os benefícios desta estratégia inovadora e também sobre…
Continue lendo

O que é Mídia Programática e como aproveitá-la no mercado pet?

Em 2014, quando o Marketing Digital chegou ao seu ápice no Brasil, um novo conceito também…
Continue lendo

O que é um MQL E SQL e como aplicar no mercado Pet

Há algum tempo estamos compartilhando aqui no blog algumas ideias para melhorar as vendas do mercado pet no ambiente digital.…
Continue lendo

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.