Por que o marketing de conteúdo pode ajudar a indústria pet a vender mais?

Por que o marketing de conteúdo pode ajudar a indústria pet a vender mais

Antes de entrarmos propriamente em como o marketing de conteúdo ajuda a indústria pet a vender mais, precisamos relembrar o quanto o comportamento dos consumidores mudou nos últimos anos. Você já deve ter percebido que atualmente o consumo de conteúdo online é cada vez maior. As pessoas estão cada vez mais conectadas e gastam muito mais tempo na internet do que em qualquer outra mídia — de acordo com o IAB Brasil, a web já ultrapassou a TV na preferência dos brasileiros.

Diante disso, uma nova realidade se impõe: uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode alavancar as vendas das empresas. E isso está se tornando uma realidade também na indústria pet.

Mas, o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica focada em produção e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo de um negócio. Ela centra-se na utilização de canais digitais próprios para entregar informações úteis diretamente ao consumidor, sem depender de terceiros (sites de notícias, revistas, jornais etc.). A própria empresa torna-se uma mídia fornecedora de informações.

O marketing de conteúdo é empregado para modificar ou melhorar o comportamento do consumidor em relação à marca, pois é um processo contínuo e integrado à estratégia global de marketing da empresa — o processo de Inbound Sales, que já discutimos bastante aqui no blog, por exemplo, está ancorado no conteúdo.

Em suma, o marketing de conteúdo é a arte de entregar aos clientes, prospects, admiradores e formadores de opinião em geral conteúdo que não seja diretamente para vender. Ao invés de falar sobre produtos ou serviços, a empresa entrega informações relevantes que ajudem seu público-alvo a identificar soluções para os seus problemas. A venda é uma consequência da confiança e do relacionamento estabelecidos por meio das informações fornecidas.

Conheça o fluxo da jornada de compra do novo consumidor da Web

4 fortes razões para a indústria pet fazer marketing de conteúdo

A seguir, veja as principais razões para que os empresários do segmento pet tragam para dentro da sua estratégia global de marketing a produção e distribuição de conteúdos:

1. Fazer Marketing de Conteúdo é barato

Com o conhecimento obtido na experiência do negócio, a equipe interna de marketing pode assumir a produção e publicação de artigos, social posts, e-books etc. Se necessário, também é possível contratar uma agência especializada em produção de conteúdo.

E isso é muito mais barato do que investir em propaganda (que já não faz mais tanto efeito, pois os consumidores querem informações úteis e não mais interrupções de anúncios).

2. O conteúdo que a empresa publica é perene

Tudo que a empresa publica em seus próprios canais é de sua propriedade, não perde a validade e estará sempre disponível para o público-alvo. E este público encontrará a marca ao fazer consultas no Google e ter as páginas como resultado de busca.

3. Marketing de Conteúdo eleva a reputação da marca

Os consumidores passam a ver a marca como uma fornecedora de conhecimento. Percebem que não há interesse somente em vender, mas sim em também fornecer conteúdo educacional, entregar valor através do conteúdo.

4. O conteúdo ajuda a conduzir os consumidores dentro da jornada de compra

Ao montar uma estratégia de Inbound Marketing e/ou um processo de Inbound Sales, a empresa precisará de conteúdo valioso para conduzir os leads (potenciais clientes) dentro da jornada de compra (as etapas percorridas desde a descoberta até a decisão de compra).

É o conteúdo publicado no blog que será enviado em campanhas de e-mail marketing, publicado nas redes sociais; materiais valiosos como e-books e white papers são usados para captar dados dos leads (informações em troca do download), e assim por diante.

Por que o Marketing de Conteúdo pode ajudar a indústria pet a vender mais

Dito tudo isso, agora podemos responder a pergunta-chave deste artigo. O marketing de conteúdo pode alavancar as vendas da indústria pet, pois o pleno crescimento deste segmento desencadeou uma concorrência acirrada. Somente as empresas que realmente tenham um bom posicionamento de marca podem se destacar neste mar de ofertas que surgem todos os dias.

Com marketing de conteúdo, é possível posicionar a marca online, chegar até o público-alvo (distribuidores, logistas, consumidores finais), elevar a reputação da marca, desmistificar produtos e serviços e educar o mercado. Tudo isso contribui muito para a estratégia comercial, pois quanto mais valor as pessoas veem no negócio, mais elas se sentem confortáveis para comprar.

Você já tem uma estratégia de marketing de conteúdo? Quer saber mais sobre isso? Assine nossa newsletter!

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.

Pesquisa

Como sua empresa pode crescer através da mídia programática?

Recentemente, apresentamos aqui no blog o conceito de Mídia Programática. Falamos sobre os benefícios desta estratégia inovadora e também sobre…
Continue lendo

O que é Mídia Programática e como aproveitá-la no mercado pet?

Em 2014, quando o Marketing Digital chegou ao seu ápice no Brasil, um novo conceito também…
Continue lendo

O que é um MQL E SQL e como aplicar no mercado Pet

Há algum tempo estamos compartilhando aqui no blog algumas ideias para melhorar as vendas do mercado pet no ambiente digital.…
Continue lendo

Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.