Como posso medir o Retorno sobre o Investimento do Marketing Digital

Como posso medir o Retorno sobre o Investimento do Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das estratégias mais eficazes e viáveis para a divulgação do seu negócio, seja uma Clínica Veterinária, Pet Shop, Hospital Veterinário ou qualquer player do ramo Pet que sua empresa se encontra. Mas para saber se o seu trabalho nesse sentido tem dado resultado, algumas avaliações e alguns cálculos são necessários a fim de descobrir com mais exatidão se tudo está indo de acordo com os conformes, ou testes visando mudanças são necessários.

Pensando nisso, nosso post de hoje irá te auxiliar a como medir o ROI do marketing digital. Lembrando que o ROI significa “return of investment”, ou em português, o “retorno sobre investimento”, medidor que indica o desempenho em ações de divulgação. Isso é importantíssimo para que você consiga avaliar quais são os tipos de estratégias de campanha que valem a pena você dar uma atenção redobrada, e o que você precisa melhorar para que seu investimento não se torne mais uma despesa. Acompanhe conosco para descobrir!

O Conceito de ROI

ROI pode ser definido como o resultado obtido através de alguma forma de investimento (nesse caso, o investimento em marketing digital). O calculo do ROI fornece valor líquido resultante da relação entre o investimento e as despesas com o marketing digital. Desta forma, a fórmula básica de cálculo dessa métrica é: ROI = investimento, dividido pelo lucro líquido. Para que essa conta apresente o resultado correto, todas as despesas com investimentos em links patrocinados, mídias sociais, e-mails marketing, e todas as demais formas de divulgação, bem como o gasto com mão de obra usada para fazê-la, que gerou algum gasto deverão ser incluídos.

Calculando o ROI

calculo_de_roi_marketing_pet

O conteúdo do seu blog tem atraído mais clientes para a sua marca? As vendas aumentaram depois que links patrocinados foram adquiridos, ou uma fanpage foi criada? Você só conseguirá ter certeza absoluta disso após o ROI ser calculado.

No tópico acima, simplificamos bastante algo que pode parecer complicado, como reunir todos os gastos com a manutenção de seu site ou blog, gestão de mídias sociais, e os demais aportes dados para ações de marketing digital. O ideal é que se tenha tudo organizado para que se facilite a aplicação da fórmula em planilhas de excel ou outros meios.

Ganhos além dos financeiros

Antes de partir para o cálculo do ROI, saiba que métricas como quantidade de visitas, número de leads gerados, entre outras a serem trabalhadas, devem estar muito bem definidas, pois nem todo retorno sobre investimento é dado através dos ganhos financeiros. Através dos investimentos em marketing digital, o tráfego de seu blog ou site poderá aumentar, assim como a quantidade de pessoas interessadas que deixarão contatos para retorno, e esses são tipos de métricas que não podem ser ignoradas no cálculo do ROI, mas sim transformadas em números que podem ser calculados como lucro líquido.

Convertendo dados em mais audiência

Convertendo dados em mais audiência

Para reverter os dados dos resultados obtidos com as ações nas redes sociais em mais fluxo de visitantes, o Google Analytics é a ferramenta ideal da qual você pode lançar mão, através do parâmetro “valor social”. Através do cálculo do ROI nesse contexto, decisões importantes sobre quais são as melhores redes sociais, ou qual é o melhor tipo de conteúdo para o seu público-alvo, podem ser tomadas de forma a tornar sua marca mais participativa no mercado e, consequentemente, fazer com que o seu negócio seja mais lucrativo.

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