7 Dicas : SEO para Médicos Veterinários e Pet Shop

  • 26 de agosto de 2015
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1ª Etapa do Inbound Marketing – ATRAIR

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A crescente migração de empresas de todos os ramos para o meio digital tem causado uma verdadeira disputa pela atenção de um potencial cliente. E como os buscadores são, atualmente, a principal ferramenta utilizada para procurar informações, torna-se impossível ignorar sua importância no comercial. E entre tantos sites de busca, o Google reina de forma soberana. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o fechar um bom negócio ou ter mais um cliente perdido.

Segundo uma pesquisa realizada pelo especialista em internet Jakob Nielsen, mais de 90% dos usuários não olham além da primeira página do Google. Estudos como esse comprovam como é essencial ter um site bem posicionado no buscador, além de entender o que é considerado relevante para os algoritmos do Google, pois esse é o melhor caminho para se chegar lá. Quer saber mais sobre como melhor ranquear o seu site e obter mais visibilidade nas buscas? Então acompanhe conosco as dicas que separamos para você no post de hoje.

Como o Google funciona?

Como o Google funciona

 

Basta digitar algumas palavras e apertar “Enter” para que milhares de links relacionados ao conteúdo buscado surjam em questão de décimos de segundos em sua tela. Mesmo parecendo que essa busca foi realizada em toda a internet, a verdade é que as páginas que aparecerem nos resultados foram previamente indexadas por mecanismos conhecidos como Googlebots.

Esses “robôs” vasculham boa parte da rede, entrando em diversos sites, acessando seus links, analisando seu conteúdo e atribuindo um grau de relevância para cada página encontrada. Quando o usuário efetua a busca, o Google utiliza as palavras-chave digitadas na caixa de pesquisa para buscar as páginas indexadas em seus servidores a fim de exibir os resultados organizados por relevância.

SEO eficiente = 1º página no Google

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O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas utilizadas para tornar os sites mais “amigáveis” para os mecanismos de busca. Ao aplicar essas técnicas, seu site será mais bem reconhecido, e com isso, ele aparecerá melhor colocado nos resultados orgânicos do Google.

Palavras-chave: o começo de tudo

A escolha correta das palavras-chave é o primeiro ponto que deve ser observado durante a otimização de seu site. É preciso descrever seus produtos e serviços da mesma maneira que o cliente os descreve quando está realizando uma pesquisa. Imagine que você venda “Blocos Autoadesivos”, mas seu cliente os conhece apenas como “Post-it”. Você pode perder posicionamento ao não adicionar essa última palavra-chave. Por isso, é muito importante entender quais termos o seu cliente utiliza para chegar até o seu produto ou serviço.

O Google oferece diversas ferramentas para ajudá-lo nisso, como o Google Keyword Planner, que te permite acompanhar o volume de pesquisas de determinada palavra-chave, além de saber seu preço, nível de concorrência e palavras relacionadas. Para ter mais sucesso, o ideal é combinar palavras-chave com alto volume de pesquisa e baixo nível de concorrência.

A importância do conteúdo relevante

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Criar conteúdo relevante para seu site/blog pode lhe dar uma grande vantagem frente aos concorrentes. Isso porque a quantidade de conteúdo de qualidade na internet brasileira ainda é baixa. Portanto, utilizar boas imagens, vídeos e outras formas de mídia, mostra ao Google que seu conteúdo é mais completo que os demais disponíveis.

Lembre-se sempre de mencionar a palavra-chave algumas vezes em seu texto, mantendo a densidade de palavras-chave entre 2% a 5% para não comprometer a naturalidade do texto. Tome cuidado para não repetir demais palavras relacionadas de forma artificial. Lembre-se que o mais importante é ter um conteúdo de qualidade.

As imagens também “falam”

As imagens também “falam”

Atualmente, os algoritmos do Google conseguem ler apenas texto. Imagens e vídeos ainda não são interpretados pelo buscador, por isso é seu dever descrever o conteúdo desse tipo de mídia. Utilize a tag “Alt” para dizer o que a imagem inserida em seu site está mostrando, pois isso ajuda ainda mais no posicionamento do seu site. Mas cuidado para não inserir mídias que não tenham conteúdo relacionado com o texto, uma vez que isso pode parecer fora de contexto para o Google.

Social Signals

Social Signals

Recentemente, incluído nos algoritmos do Google, o Social Signals, ou Sinal Social, mede a presença do seu site nas redes sociais. Por ter um peso considerável, é imprescindível que seu negócio tenha um perfil nas principais redes sociais. Sendo assim, divulgue seu conteúdo no Facebook, Twitter, Google+ e outras, pois quanto mais presença, melhor posicionado seu site estará.

Sitemap

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O sitemap, ou mapa do site, é um arquivo (que pode estar no formato XML ou TXT) na qual você adiciona os links que você deseja das páginas de seu site que sejam indexadas pelo Google, funcionando como um índice aos buscadores. Criar esse arquivo é uma maneira eficiente de apresentar aos Googlebots o conteúdo do seu site e ajudá-los a indexar suas páginas.

Utilize as Tags

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As tags “Tittle” e “Description” que ficam localizadas dentro do cabeçalho de sua página são muito importantes para o seu site, pois elas são responsáveis por informar ao Google qual o título da página e fazer uma breve descrição de seu conteúdo. Isso ajuda os algoritmos entenderem sobre qual assunto sua página está tratando.

Na tag “tittle”, escreva o título do seu site, lembrando-se de mantê-lo breve e utilizar a palavra-chave principal. Na tag “Description”, faça um pequeno texto descrevendo o conteúdo abordado, repetindo a palavra-chave uma ou duas vezes. Procure não ultrapassar 65 caracteres para o título e 165 para a descrição.

Link Building

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A quantidade de páginas na internet que possuem um link do seu site é um fator de extrema importância para o Google, pois ele entende que quanto mais páginas apontam para o seu conteúdo, mais relevante ele é. Porém, essa técnica vale mais quando o conteúdo do site de origem é relacionado com o seu como por exemplo o site do PET SHOP PORTAL, site de autoridade no Google e que tem a mesma proposta informação para donos de pets. Um blog sobre motosserras com links para um site sobre brinquedos pode parecer fora de contexto, e no pior dos cenários, pode até sofrer penalizações, sendo rebaixado no PageRank.

Links Patrocinados

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As estratégias de SEO algumas vezes podem levar certo tempo para serem implantadas e surtirem resultado. Então, se você quer estar na primeira página do Google sem ter que esperar muito, a melhor alternativa são os links patrocinados. Por meio do Google Adwords você cria suas campanhas publicitárias, define um orçamento diário que será gasto com aquela campanha, além e poder acompanhar o desempenho de seu anúncio por meio de relatórios que mostram a taxa de cliques, impressões, entre informações úteis.

Quer aprender ainda mais sobre SEO? Veja as 5 dicas para o Google encontrar seu site e ainda se preferir veja como implementar o SEO em seu site.

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Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.

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