SEO para Pet shop e Clínicas Veterinárias: Como implementar em seu site

  • 26 de julho de 2015
  • Site

1ª Etapa do Inbound Marketing – ATRAIRTer um bom posicionamento na internet dá vantagens para a sua petshop ou clínica veterinária na hora de atrair mais clientes e melhorar a rentabilidade do seu negócio. É por isso que investir em SEO deve ser um dos objetivos da sua estratégia de marketing, pois é através dele que você melhora o seu posicionamento na busca orgânica do Google e de fato aparece para o seu público que está online. Mas afinal, o que é SEO? Como você pode usar essa estratégia para melhorar os seus resultados? Quais são as vantagens de um bom posicionamento no Google? Confira essas e outras respostas agora mesmo!

O que é SEO

Do inglês Search Engine Optimization, SEO é uma estratégia de otimização de conteúdo de acordo com palavras-chave para o seu negócio a fim de tornar o seu site mais atrativo para os mecanismos de busca, como o Google. Note que SEO é diferente de SEM – Search Engine Marketing, que também é uma estratégia de marketing digital, contudo, mais ampla que o SEO. E qual a diferença entre as duas?

Quando falamos em SEO, falamos de posicionamento orgânico, ou seja, você coloca o seu site nos primeiros resultados de busca sem precisar pagar nada por isso, apenas usando as palavras-chave certas e trabalhando o seu inbound marketing. Em contrapartida, o SEM é um conjunto de ações na internet que tem como objetivo dar destaque à sua petshop ou clínica veterinária, mas utilizando-se também de estratégias pagas, como os links patrocinados ou anúncios.

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Quais as vantagens de investir em SEO no site de seu Pet Shop e Clínica Veterinária

Além de melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca orgânica do Google, você atrai um público mais qualificado, ou seja, que tem mais chances de se tornar cliente da sua petshop ou da sua clínica veterinária. Por quê? Porque quando uma pessoa está em busca de produtos e ou serviços de petshop ou ainda de uma clínica veterinária próxima de casa, ela tem intenção de compra. E se a pessoa tem intenção de compra e se identifica com o seu estabelecimento, é quase certo que ela vai até você nas próximas horas ou dias. No próximo post vou ensinar como configurar o Google business local.

Como começar a fazer a otimização para o site de seu Pet shop e clínica Veterinária

Se você possui uma agência de marketing parceira e é ela quem desenvolve e atualiza o seu site, provavelmente ele já está otimizado para o Google, mas não custa nada perguntar e verificar se é possível melhorar as estratégias de SEO para não precisar pagar por links patrocinados. Em contrapartida, se você pretende fazer a sua otimização por conta, leve em consideração esses itens:

URL ou endereço do site

Certifique-se que o endereço do seu site seja curto, fácil de lembrar e que tenha a palavra-chave principal do seu negócio, como por exemplo, petshop. A URL é o primeiro item avaliado pelo Google na hora da classificação e, se você der uma ajudinha para lembrar do que se trata o seu site, ele não vai achar ruim.

Tags e código HTML

Essa parte é a mais difícil de ser otimizada se você não possui conhecimentos de HTML. A ordem das informações é fundamental para que o seu site seja percebido com mais rapidez pelo Google, assim como o uso das tags certas para chamar a atenção para o seu negócio. Se você ainda não conta com um profissional para fazer essa otimização, talvez seja o momento de procurar ajuda.

Conteúdo

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O conteúdo do seu site faz parte da sua estratégia de inbound marketing e deve ser completamente otimizado para o Google, para que você seja encontrado com mais facilidade. Dessa forma, cada novo conteúdo inserido, como “sobre a empresa”, “serviços”, “notícias”, “artigos”, “localização”, entre outros deve conter as palavras-chave que definem a sua petshop ou clínica veterinária. Se você tem uma clínica veterinária no Leblon, deve ter no seu site palavras-chave como “veterinária Leblon”, “clínica veterinária Leblon”, entre outras.

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Imagens

As imagens do seu site também devem ser otimizadas para aparecerem na busca orgânica, afinal, muitas pessoas buscam por imagens e elas já fazem parte dos resultados do Google. Mas como otimizar uma imagem? Primeiramente, você deve nomeá-la com palavras-chave que identifiquem o seu negócio, como por exemplo, “tipos de tosa para Yorkshire” para uma imagem de um Yorkshire sendo tosado.

Links internos

Quanto mais tempo um visitante passa navegando pelo seu site, maior a chance de ele vir a se tornar um cliente. Sendo assim, fazer a otimização do seu site também requer que você construa links internos, como por exemplo, de um serviço para outro. Você descreve o serviço de banho e tosa e sugere que o cliente complemente com manicure para cachorros. Assim você faz com que ele permaneça mais tempo e ainda conheça melhor quais são os serviços que você oferece.

Links externos ou link building

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Link building são links externos (de outros sites) que apontam para o seu. Eles nada têm a ver com os links patrocinados, pois são conquistados pela credibilidade do seu negócio. Por exemplo, você pode ser um produtor de conteúdo no site PET SHOP PORTAL e neste site inserem um link para o site da sua clínica veterinária, você tem um link externo, ou link building. Quanto mais links externos você tiver (CONTEÚDOS), melhor é a sua reputação na internet e mais facilmente você chegará aos primeiros resultados de busca orgânica do Google.

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