Mercado Pet SEO: 5 dicas para o Google encontrar o seu site

  • 6 de agosto de 2015
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1ª Etapa do Inbound Marketing – ATRAIRVocê cria um site ou blog, produz conteúdo de qualidade e sabe que há no mundo um público ávido pelas informações que disponibiliza. No entanto, você sente que o seu esforço não está valendo de nada e se pergunta: “Como as pessoas podem encontrar meu site ou blog?”. A resposta é simples: pelo Google!

Quando se fala em ganhar relevância na internet, incrementar vendas e conversões on-line, aumentar a audiência ou gerar tráfego para um site, é difícil fugir de táticas e estratégias de marketing digital que busquem ter melhor posicionamento nas pesquisas do Google. É claro que há outras formas de ser encontrado, mas nenhuma chega aos pés da audiência gerada quando se consegue estar bem posicionado na plataforma de busca. Mesmo para saber de onde os visitantes do site estão vindo, a melhor ferramenta no mercado hoje é o Google Analytics.

No entanto, aparecer com destaque depende de muitos fatores. Há várias ações e ferramentas para conseguir essa façanha e a maioria delas está ao seu alcance. Aqui vão 5 dicas essenciais para o Google encontrar o seu site. Confira!

SEO: Marketing de conteúdo

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Invista em marketing de conteúdo com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, de otimização de sites para buscadores. Tratam-se de técnicas para que o seu site seja mais — e melhor — compreendido pelas ferramentas de buscas: palavras-chave, indexação de páginas, link building (ou seja, conseguir links externos que direcionem para o seu site), tags e outras.

Com a utilização dessas técnicas, seu site ficará melhor posicionado nas buscas orgânicas (aquelas pelas quais você não paga), que costumam ter melhores índices de atração e credibilidade entre os usuários da rede.

Google Index

Para quem entende um pouco sobre linguagem de programação, não será uma grande surpresa dizer que para o seu site ser encontrado na rede é preciso indexá-lo aos buscadores.

Aqui, é preciso entender um pouco de como funciona o Google. Quando um usuário realiza uma busca, o site não lê todas as páginas da internet para encontrar o conteúdo buscado, pois isso gastaria muito tempo. Em vez disso, os servidores do Google armazenam e atualizam constantemente cópias das páginas existentes e, na hora de exibir o resultado de uma busca, procuram nessas cópias, que já estão indexadas na ferramenta.

Por isso, para que o seu site seja encontrado pelo Google, é necessário que ele esteja indexado. O processo é simples, mas muitas pessoas ignoram a importância dessa etapa. Basta enviar o arquivo “sitemap XML” pelo Google Webmasters Tools e pronto! Existem outros meios, como envio de URLs pelo site Google Add URL, mas pelo Google Webmasters Tools é o método mais seguro.

Esse procedimento serve não apenas para a página principal do site ser encontrada, mas também para as páginas secundárias.

Palavras – Chave

Mercado Pet SEO  5 dicas para o Google encontrar o seu site

As pesquisas na rede são realizadas pelos usuários por meio de termos que melhor descrevem um determinado assunto de interesse, e o retorno da pesquisa se dá pela identificação das keywords. Por isto, dedique um tempo para escolher as palavras-chave dos diversos conteúdos do seu site.

Busque manter a simplicidade e use palavras descritivas e diretas. Quanto mais uma palavra ou termo for especifico do seu segmento, melhores são as chances de alcançar resultados relevantes nas buscas. Termos amplos, comuns a muitas áreas, devem ser evitados, pois são muito concorridos. Por exemplo; se você tem um e-commerce e comercializa rações e hipoteticamente um usuário busca no Google “Ração para filhote de poodle,” faça essa pesquisa e veja como o Pet Shop Portal se posicionou.

A ferramenta Insights for Search pode ajudar a identificar os melhores termos para as suas tags de pesquisa, criação de artigos e demais informações do site. Uma vez escolhida sua palavra-chave, existem algumas práticas a ser seguidas: coloque-a no título e nos subtítulos sempre que possível, mas sem forçar a barra, e destaque-a ao longo do texto usando negritos e sublinhados. Além disso, também é bom se o título do seu site contiver a palavra mais buscada pelos seus visitantes.

Essas técnicas são detectadas pelos “robôs” do Google, que usam esses critérios para determinar quais são os termos mais importantes do conteúdo. Além disso, isso ajuda a organizar e classificar o seu site, tornando a navegação mais intuitiva para o internauta.

Finalmente, vale citar que o principal serviço de divulgação pago do Google, o Google Adwords, também se baseia em palavras-chave, o que ressalta a importância de escolher as suas com cuidado.

Link building

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O link building é uma técnica de SEO que busca conseguir links em outros sites ou páginas para ganhar relevância na web e nos buscadores. O algoritmo do Google, que recebe o nome de Google PageRank, avalia a reputação e autoridade de um site com base nos links que ele recebe — quanto mais sites confiáveis linkarem para a sua página, mais chance ela tem de aparecer entre os primeiros resultados da busca. Além disso, o link building pode ajudar na divulgação e popularização da marca e a criar relacionamentos com potenciais clientes, existe um Portal onde médicos veterinários podem começar uma estratégia de links externos com possibilidades de enviar conteúdos para ajudar na relevância no Google, clique aqui e saiba mais.

Há dois tipos de links: os internos e os externos. Os links internos guiam a navegação dos usuários através das páginas de um mesmo site e valem na pontuação para melhorar o posicionamento das páginas. No entanto, são os links externos, aqueles que estão fora do site, que realmente determinam a relevância da página nas buscas, de acordo com a quantidade e a qualidade dos links.

Uma boa estratégia para ajudar no seu link bulding é contar como dissemos anteriormente com o blog Pet Shop Portal, que posta conteúdos de empresas no mercado de petshop e clínicas veterinárias, auxiliando o site a ter links positivos e ganhar relevância nas buscas on-line. Para isso, basta fazer um perfil de Médico Veterinário e seguir as informações do site.

Conteúdo de qualidade e atualização

É verdade: o Google avalia, sim, o seu conteúdo. Assim, para aumentar o PageRank (ou seja, para melhorar a posição em que o seu site aparece nos resultados de busca), você precisa investir em conteúdo de qualidade, que contém informação relevante para a sua audiência.

A melhor forma de fazer isso é pensar no seu público. O que é relevante para ele? Que temas e termos ele procura? Em quais formatos (postagens curtas, passo a passo, com vídeos e imagens) ele prefere receber informações?

Essas dicas valem tanto para o conteúdo que você produz quanto para o disponível nos sites e blogs aos quais você se associa por meio do link building. Estar relacionado a sites que produzem informações de baixa qualidade e reputação podem causar danos ao seu ranking nas pesquisas.

Outro fator importante para a classificação do seu conteúdo é a atualização. Sites só sobrevivem se forem constantemente atualizado —blogs, em especial, requerem informações novas quase que diariamente.

É muito fácil publicar conteúdo na internet e, justamente por isso, a oferta de informações é diversa e múltipla. Portanto, se você não estiver publicando novidades sempre e fazendo o possível para aparecer, os seus concorrentes logo vão estar na sua frente.

Você está gostando desse post sobre  as 5 dicas para o Google encontrar seu site? Leia também: Como melhorar o posicionamento do site de sua Clínica e Pet Shop no Google e ainda porque ter um bom site ajuda no posicionamento no Google.

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Sobre o author: Fundador do San Mídia Vet e do Pet Shop Portal. Apaixonado por SEO e Marketing Digital.

  • Petescadas Petrampa

    muito legal, um site com foco no mercado VEt , especialmente na ajuda a construir link building http://www.petescadas.com.br

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