5 passos para planejar uma promoção em redes sociais e atrair novos donos de animais de estimação

 

5 passos para planejar uma promoção em redes sociais e atrair novos de animais de estimação

Se você está querendo promover sua página, gerar muito engajamento e, de quebra, atrair mais clientes para o seu pet shop, concursos e promoções são um ótimo mecanismo, ainda mais se aplicados na conveniência das redes sociais e seu fluxo constante de usuários em busca de conteúdos interessantes. No entanto, canais consagrados como Facebook e Instagram estão longe de ser “território sem lei” para toda e qualquer ótima ideia que venha a se converter em prêmios para terceiros. Antes de determinar as regras da sua promoção em redes sociais, é preciso observar não só as regras desses sites, mas da Caixa Econômica Federal, que impôs uma série de restrições a esse tipo de atividade.

Neste artigo, você vai ficar por dentro dos 5 passos para planejar uma promoção em redes sociais e atrair muito mais clientes para sua loja. Confira.

Escolha do prêmio

Antes de escolher a promoção, o ideal é que você se reúna com o consultor de marketing da sua loja e defina que tipo de prêmio seria o mais atrativo para o seu público-alvo e o que agregaria mais valor para a sua marca. Em relação a Pet Shops/Clínicas Veterinárias, vouchers de compras e produtos  são boas opções. Mas, no caso de vouchers, o valor oferecido deve ficar dentro da margem de lucro da empresa, assim como os descontos, que não devem ser muito grandes para se evitar que a promoção acabe se tornando prejuízo.

Uma boa dica para que sua promoção realmente chame a atenção é seguir a linha da estratégia de marketing da sua loja nas redes sociais, aproveitando que a maioria dos usuários já conhece sua cesta de produtos e serviços,  o que torna o engajamento bem mais natural. Basta imaginar que quem já curtiu a página do seu pet shop no Facebook talvez estranhasse o fato de você sortear R$1000,00 em dinheiro, mas não um kit de produtos pet que ele viu exposto na estrada da sua loja na semana passada.

Escolha da  promoção

A escolha da promoção em redes sociais exige planejamento minucioso para não infringir nenhuma regra. Independentemente de você optar por concurso ou sorteio nas redes sociais, a distribuição gratuita de prêmios deve atender diretrizes da Caixa, que é o órgão regulamentador, sob pena de multa ou suspensão de até dois anos para novas promoções.  Confira em que consistem as principais modalidades:

  • Concurso: Qualquer seleção feita de acordo com talento e criatividade, desde que os participantes não apresentem condições desiguais de participação (ou seja, não deve ser válido para funcionários da loja ou seus familiares).
  • Sorteio: No sorteio, a contemplação deve ser feita com base nos resultados da Loteria Federal.

 

Vale destacar que o Governo Federal permitiu que as redes sociais cuidem apenas da divulgação das promoções, ou seja, concursos culturais do tipo “A frase mais criativa ganhará o prêmio” promovidos dentro do Facebook, por exemplo, são proibidos e é bom não descuidar porque a multa para a empresa pode chegar a 100% no valor do prêmio oferecido.

Veja as regras da Caixa Econômica Federal

Divulgando a promoção no Facebook

 

O Facebook é uma das redes sociais com mais regras para a divulgação de promoções. No entanto, para que você não se perca entre uma cláusula ou outra, basta saber o que pode e o que não pode fazer, de acordo com a lista abaixo:
O Facebook permite:
  • Coleta de envios de participação em comentários ou postagens diretas e mensagens;
  • Uso dos “likes” como mecanismo de votação;
  • Solicitar envio de participações através de comentários em imagens.

O Facebook não permite:

  • Solicitar marcações com tags em imagens de produtos nas quais os usuários não aparecem;
  •  Usar posts na página de eventuais usuários como maneira de mensurar;
  • Usar recursos do próprio Facebook como forma de validar a promoção (tornar obrigatório o “check in” ou a curtida na página da empresa referida).

Ademais, é recomendável rodar a promoção em aplicativo especial dentro do Facebook, jamais em murais ou eventos. Deixe sempre visível que a promoção em questão não é endossada pelo Facebook e sim pela marca. O banco de dados dos participantes cadastrados nas promoções deve ser auditável.

Respeitados esses critérios, resta que você use e abuse da criatividade tanto no conteúdo, quanto nas imagens, para que as publicações realmente chamem a atenção e tragam o retorno que você espera.  Lembre-se de, nessa etapa, atentar-se para a linguagem da sua persona. Qualquer dúvida, basta consultar o link de guidelines para promoções na própria página do Facebook.

Divulgando a promoção em outras redes sociais

Twitter e Instagram, outros canais bastante procurados para a divulgação de promoções, não são tão rígidos quanto o Facebook. O Twitter, por exemplo, solicita somente um cadastro formal fora do seu domínio – um hotsite, por exemplo. O Instagram, por sua vez, também não apresenta nenhuma política específica para a divulgação, embora recomende que as campanhas sejam organizadas por hashtags e estejam vinculadas ao perfil da empresa que promove a ação de marketing.

Escolha a sua rede social

A divulgação de uma promoção será tão mais eficaz caso você a faça na rede social adequada. Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, possuem dinâmicas diferentes de interação, bem como o tipo de conteúdo que veiculam. Portanto, procure sempre fazer uma análise na base de usuários cadastrados e veja qual das redes compensa mais o seu investimento, além de apresentar mais chances de ampliar o seu número de clientes.

Para resguardar a sua empresa de qualquer inconveniente, é essencial sempre divulgar, em local bem visível nas redes sociais, o regulamento completo. Se necessário, contrate uma consultoria jurídica para elaborar as cláusulas. Esse documento será o seu respaldo caso seja preciso se defender de questionamentos a respeito da idoneidade de todo o processo. Ah, sim. E se você quiser se inteirar sobre todo o regulamento da Caixa Econômica Federal sobre a distribuição gratuita de prêmios, basta acessar este link.

E então, o conteúdo desse post conseguiu realmente ajudá-lo a criar uma promoção em redes sociais? Você ainda tem dúvidas? Quais? Deixe seu comentário e nos ajude a ampliar essa discussão.