9 estratégias de vendas para potencializar seu faturamento

Já faz um tempo que as estratégias de vendas não são focadas no produto e serviço e sim no cliente. A experiência que o consumidor tem com a loja influencia muito em sua fidelização. Essa experiência começa desde o momento que ele entra no estabelecimento e vai até a percepção que ele tem ao olhar as redes sociais da sua empresa.

Para que você tenha cada vez mais sucesso em suas vendas, separamos 9 estratégias para você aplicar no dia a dia. Confira!

  1. Encontre o seu público alvo

Imagine você ter todo trabalho para elaborar um planejamento de vendas e na hora de colocar em prática o cliente não engajar? Isso pode acontecer porque você não conhece os gostos e preferências dos seus consumidores.

Saber informações sobre os clientes irá ajudar a oferecer um atendimento personalizado, seja online ou presencial.

Para isso, elabore um estudo de público alvo. Pergunte idade, quais redes sociais utiliza, nível de escolaridade, entre outros dados importantes que irão apontar características em comum do seu público.

  1. Defina seus meios de comunicação

No estudo do público alvo você irá perceber que nem todas as pessoas estão presentes nas mesmas redes sociais, ou que algumas preferem entrar em contato com a empresa por email do que por telefone.

Definir quais serão os meios de comunicação que serão disponibilizados para os clientes com base no estilo de vida deles é muito importante. Lembre-se que a quantidade desses canais precisa ser compatível ao número de funcionários da empresa. O cliente não pode ser deixado na mão e a qualidade do atendimento não pode cair.

  1. Crie um senso de urgência

Sempre que realizar uma promoção no pet shop, deixe bem claro que ela terá um fim em uma determinada data. Isso dará um senso de urgência no consumidor, que verá o preço mais em conta e saberá que depois de um tempo ele voltará ao valor normal. De forma sútil, você incentiva que o cliente compre determinadas mercadorias e traz mais pessoas para o seu pet shop.

  1. Descubra quem são os seus concorrentes

Não só os clientes precisam ser bons conhecidos da sua empresa. Conhecer seus concorrentes também vai fazer seu negócio crescer.

O mercado pet é um segmento bastante competitivo, mesmo com o alto índice de faturamento (são 15 bilhões por ano segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet). Para permanecer dentro deste ramo, é necessário possuir um diferencial que atraia clientes.

É aí que entra a análise da concorrência. Veja quais produtos eles vendem e quais são as especificações de seus serviços. Tudo isso de forma sutil, sem que eles percebam o que

você está fazendo. Dê uma olhada também nas avaliações da página no Facebook. Elas te darão insights sobre quais são os pontos fortes e fracos do concorrente.

Depois de levantar essas informações, avalie se é viável implantar aspectos positivos da concorrência dentro do seu negócio e veja como transformar os aspectos negativos em positivos para a sua empresa. Se fortaleça na falha deles.

  1. Estipule metas

Trabalhar com metas facilita o alcance de objetivos. Não só a área de vendas, mas todos os setores do pet shop deveriam trabalhar com essa estratégia.

Antes de estipular metas para os funcionários é necessário fazer um planejamento estratégico. Assim, você verá a empresa como um todo e descobrir até onde conseguirá chegar e em quanto tempo. Além disso, o planejamento estratégico auxilia o gestor na tomada de decisão em qualquer setor do empreendimento.

Dois fatores importantes precisam ser levados em consideração antes de elaborar metas. Um deles é que elas precisam ser alcançáveis. Se forem impossíveis de bater seus funcionários ficarão desmotivados. Falando em funcionários, eles são peça chave para o sucesso da empresa. Então não apresente benefícios apenas para a corporação. Crie um sistema de bonificação e incentive o aumento de produtividade na sua equipe.

  1. Capriche no atendimento

Todas as ações da empresa devem ser voltadas para o bem e satisfação do cliente. Para que o consumidor tenha prazer em frequentar seu estabelecimento, o atendimento precisa ser impecável.

Use estratégias de marketing a seu favor para mostrar um atendimento customizado e diferenciado. O email marketing é um importante aliado nessa etapa. Mande mensagens com lembretes de consultas, retornos, vacinas, ações promocionais baseadas no interesse de compra, entre outros. Pequenos detalhes como estes demonstram para o cliente que ele é lembrado pela sua empresa.

    7. Invista em treinamentos

A pior coisa para o cliente é ficar insatisfeito com a loja, seja por não encontrar o produto que queria, não achar um funcionário que pudesse tirar a sua dúvida ou não ter uma boa experiência com o atendimento. Além de ter perdido a paciência, o cliente também perdeu o tempo dele.

Sua equipe de funcionários está diretamente ligada a imagem que as pessoas têm do seu pet shop. Treiná-los é uma ótima ideia. Dessa maneira, você garante um padrão de qualidade no seu atendimento, se certificando que os colaboradores conheçam os produtos e serviços que vendem, saibam tirar dúvidas, resolver problemas, imprevistos e tratar os consumidores ética e educadamente.

    8. Faça uma pesquisa de satisfação

Você sabe o que os clientes pensam da sua empresa? Qual aspecto eles mudariam? O que eles consideram ser o diferencial do seu negócio? A pesquisa de satisfação pode te ajudar a resolver essas e outras perguntas.

Ela pode ser online ou presencial. É importante deixar claro o objetivo da pesquisa para que o cliente entenda que ao respondê-la virá um benefício para ele no futuro.

    9. Mantenha o ambiente agradável e convidativo

A fachada da sua loja é a primeira impressão que os clientes têm do pet shop. A aparência dela irá definir se o consumidor irá entrar lá pela primeira vez ou não. Mantenha a fachada limpa e, caso tiver uma vitrine, use-a ao seu favor, promovendo produtos que acabaram de ser lançados, os que vendem mais ou aumente as vendas dos que vendem menos. Também é válido colocar faixas avisando de ações promocionais.

Não esqueça que o pet shop também deve estar organizado e limpo por dentro. Arrume os produtos por categorias para que o cliente encontre o que quer com facilidade. Separe os itens de higiene e medicamentos dos alimentos. Deixe sempre as rações no fundo da loja. Assim, o cliente terá que percorrer todo o pet shop para comprar o que deseja e vai acabar levando mais produtos do que imaginava.

Dica: seus clientes costumam levar os animais quando vão comprar algo no pet shop? Escolha o melhor dia para você e ofereça amostras grátis de algum produto. Pode ser um item que esteja encalhado no estoque, um lançamento, enfim fica a seu critério. O fato é que ao perceber que o pet gostou do produto, o cliente tem grandes chances de levá-lo para casa.

Você também tem uma estratégia de vendas? Deixe nos comentários!