Adwords para o mercado PET e Veterinário: 3 razões para investir

Olá Leitores da San Mídia Vet! Para quem não conhece o Adwords vou explicar um pouco o que é e como usar a segmentação de anúncios. Nos próximos posts podemos nos aprofundar um pouco mais, OK!? Então vamos lá?

O que torna viável o investimento em Adwords para o mercado Pet e Veterinário? O termo “adwords” ainda pode ser desconhecido para muitos, mas suas técnicas e benefícios, como o alto ROI — retorno sobre investimento —, não passaram em branco para muitas das empresas que decidiram ingressar de vez no Século XXI.

A questão é: o marketing digital se encontra em constante crescimento, e não isso é por acaso. Um fato que justifica esse crescimento é que mais da metade dos brasileiros estão conectados à rede mundial de computadores. Já imaginou o quão grande pode ser a proporção de usuários que utilizam de meios digitais para realizarem suas compras? Ou seja, pessoas que passam boa parte do tempo navegando online, deparando-se com dezenas ou centenas de anúncios. E se, ao avaliarmos isso, levarmos em conta o quanto seu empreendimento pode estar deixando de faturar por não estar acessível a essas dezenas de milhões de usuários?

É partindo desse princípio que lhe explicaremos como o investimento em adwords pode fazer a diferença, tanto na geração de tráfego como de conversões, não importando o momento de crise econômica vivida pelo país, nem mesmo o porte de sua empresa. Confira abaixo 3 grandes razões que mostrarão que sua marca pode, de fato, aparecer nos “holofotes” da internet.

Antes de tudo: o que é adwords?

Também conhecido como links patrocinados, adwords é um serviço oferecido por sites de busca para que empresas tenham seus anúncios vinculados a resultados de busca e em páginas de sites parceiros.

Quem está tendo os primeiros contatos com marketing digital talvez questione sobre a razão de investir em adwords, sendo que boas estratégias SEO podem gerar ótimos resultados para objetivos em comum sem a necessidade de investir dinheiro.

Aplicar técnicas SEO hoje em dia é algo elementar, porém, seu retorno demanda mais tempo para aparecer. No entanto, se a otimização de um site for complementada com adwords, os frutos podem ser colhidos de forma quase que imediata.

Anúncios segmentados

As campanhas de adwords não se limitam apenas à difusão de uma página. Afinal, pagar pela obtenção de tráfego não é, de fato, o que interessa no investimento.

O Google Adwords, por exemplo, permite que anúncios sejam apresentados somente para clientes em potencial, ao contrário dos meios convencionais de promoção, cujo público é abrangente, porém pouco qualificado.

Isso é possível através das segmentações, que podem ser aplicadas de acordo com as vias de acesso que o anunciante deseja que seus anúncios apareçam. Dentre os tipos de segmentação oferecidos pelo Google Adwords, por exemplo, existe a segmentação por canais, que pode dividir seus anúncios em sites, blogs, feeds de notícias, vídeos, jogos, fóruns, entre outros.

Para compreendermos seu funcionamento na prática, suponhamos que sua empresa anuncie vendas de brinquedos para cães, feiras de adoção, serviços veterinários e afins. Os anúncios aparecerão para quem esteja navegando por páginas relacionadas a esse nicho, como sites e/ou blogs que abordem temas do mundo pet e vet, assim como em vídeos relacionados a isso.

Outros tipos de segmentação

Há também outras segmentações altamente interessantes para o mercado pet. Além de segmentar através de palavras-chave e canais, também existem as categorias “experiência de usuário” e “remarketing”.

A primeira vincula os anúncios ao histórico de navegação do usuário, fazendo com que eles sejam impressos em quaisquer sites em que essa pessoa navegue.

Já o remarketing serve para que os anúncios de sua empresa apareçam sempre para quem já navegou, ou até mesmo consumiu, em seu site. Isso significa que a empresa sempre estará em sintonia com o cliente, ofertando produtos relacionados ao que ele comprou ou simplesmente relembrando-o dos produtos que cogitou comprar, mas que, por alguma razão, desistiu de prosseguir com a compra.

Investimento baixo e retorno alto

Um dos maiores atrativos quando se fala em adwords é a possibilidade de trabalhar com valores bastante acessíveis, diferentemente das mídias tradicionais.

Como as taxas são cobradas através do CPC (Custo por Clique), que, por sua vez, é definido pelo anunciante, é válido ressaltar a importância da segmentação de anúncios. Isso porque a segmentação de anúncios assegurará que o CPC não torne o investimento um gasto, já que somente o público alvo irá se deparar com os anúncios.

Um detalhe que demonstra como SEO e adwords andam lado a lado, é que as palavras-chave podem impactar — e muito — no retorno sobre investimento. É imprescindível garantir que seus anúncios sejam direcionados somente às áreas de interesse do seu público.

Por mais cômico que o seguinte exemplo possa parecer, não fará sentido o anúncio de seu pet-shop ser impresso em vídeos do grupo Pet-Shop Boys. Além de ficar fora de contexto, isso comprometeria a parcela de impressões que o anunciante tem direito.

Para que isso não aconteça, o adwords oferece opções para inserção de palavras-chave negativas (exclusões), que evitam que os anúncios apareçam em casos assim. Tomando as devidas precauções na utilização do adwords, calcular métricas, como ROI, estará longe de ser uma tarefa amedrontadora.

Entenda quais estratégias estão funcionando

Trabalhar com marketing é trabalhar com sua criatividade. Sendo assim, é comum que suas ações tenham impactos diferentes, que algumas ideias sejam compradas e outras não.

Através dos resultados obtidos com suas campanhas, é possível enxergar por quais caminhos a maioria dos clientes percorre para chegar até seu site. A partir dessa análise, basta otimizar a campanha retirando dela o que não deu o retorno esperado ou inserindo novas ideias.

Adwords para o mercado pet é uma tendência

Entender o funcionamento de adwords para o mercado pet pode ser o primeiro passo para elevar o patamar de uma empresa na internet. A eficiência nos resultados tem feito o serviço se expandir até as mídias sociais.

Falando nisso, que tal entender como o Facebook pode ser um poderoso aliado para suas campanhas? Sugerimos que leia o artigo para aprender como potencializar o alcance de suas campanhas através do Facebook Ads!

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