Como e por onde começar o blog de meu hospital?

Hoje vamos falar sobre como e por onde começar o desenvolvimento de site e blog para clínicas e hospitais veterinários, espero que eu possa ajuda-los. Boa leitura!

Blogs são ferramentas de comunicação que servem tanto para divulgar uma notícia e evangelizar um público sobre um determinado assunto e também para interagir e estabelecer relacionamento com os clientes. Por meio de postagens estratégicas sobre temas ligados ao a “Prevenção”, por exemplo, sua clínica e pet shop será capaz de transmitir autoridade no assunto. E isso contribuirá substancialmente para a divulgação do seu negócio e para gerar confiança no leitor, ambas as situações que favorecerão a lucratividade. E para que você aproveite toda a potencialidade desse recurso.

Hospedagem do blog para uma clínica veterinária

Quando você tem um blog, precisa de um local na rede para armazenar todas as páginas dele. E o ato de guardar todo este material na internet recebe o nome de Hospedagem. Algumas clínicas veterinárias já possuem site, portanto, a criação de uma pasta dentro da URL, por exemplo, www.clinicaveterinaria.com/blog, já cumprirá esta função sem que seja necessário pagar valores mensais adicionais. Agora, caso seja hospedado em um domínio próprio, é preciso escolher um servidor e contratar um plano.

Para aqueles que não podem ou não querem pagar pela hospedagem de um blog, existem opções gratuitas que são bastante funcionais. As mais conhecidas e utilizadas na internet são o Blogger e o WordPress. Essas são plataformas simples e fáceis de acessar, com funções que atenderão às suas necessidades nesse início de divulgação de conteúdo.

Definição do endereço do blog

Antes de pensar sobre como fazer um blog para clínica veterinária, com certeza, vários nomes para ele já passaram por sua cabeça. E para que a página seja visitada, ele precisará de um endereço eletrônico, também conhecido como “domínio”. Se você desejar ter um “nome.com” ou “nome.com.br”, precisará pagar para isso. Assim, você poderá escolher uma URL que ainda não esteja sendo utilizada, para criar um espaço personalizado só seu na internet. Agora, se você optar por hospedar sua página em um servidor gratuito, ela terá, necessariamente um “nome.wordpress.com”.

Para aumentar a credibilidade de seu blog, sugerimos que você compre um domínio. E antes de buscar um nome para ele, faça uma lista com algumas opções, pois não existem dois endereços iguais na internet, logo, aquele primeiro endereço que você pensou pode não estar mais disponível.

Escolha da plataforma

 

Não há necessidade de você escrever um código para seu blog. Existem duas ótimas opções disponíveis no mercado que permitem liberdade e velocidade nas evoluções: o WordPress e a Hubsbpot. Segundo pesquisa realizada pelo site Built With, 49,6% de todos os sites da internet são construídos com a primeira opção. E essas são páginas de empresas com grande relevância de mercado, como a CNN, National Geographic, Sony Music, etc. Portanto, não é necessário nem pesquisar ou dizer muito sobre o assunto. Qualquer uma das duas opções atenderá bem o que você precisa.

Importância do design

 

Um blog de uma clínica veterinária precisa transmitir todo o profissionalismo e credibilidade oferecidos no atendimento presente na loja física. E uma das formas de passar essa mensagem é através do design. Temas, tipografia, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, todas estas questões precisam ser pensadas estrategicamente para que o leitor não apenas visite a sua página, mas que tenha interesse em permanecer nela. E não se esqueça de alinhar a identidade visual do blog com a do site institucional.

Relevância do conteúdo

 

É importante que o principal formador de opinião da sua clínica veterinária seja aquele que assinará o conteúdo produzido. Isso porque ele ajudará a conquistar os leitores quanto aos temas abordados e reforçará sua imagem perante o mercado, o que é muito bom para os negócios.

É importante ressaltar que ao trabalhar estrategicamente o conteúdo de um blog por meio de técnicas de Marketing de Conteúdo, você aumentará a visibilidade dele na web, o que contribuirá para que a sua empresa seja encontrada facilmente por aqueles que desejam se inteirar sobre os assuntos que nele são publicados.

Para que um blog cumpra sua função na internet, é preciso que ele seja elaborado em um formato profissional, e que esteja associado a um bom site. Para que a sua estratégia de Marketing Digital esteja toda alinhada de forma a trazer resultados e a minimizar os gastos feitos no ambiente virtual, contrate uma agência especializada. Por meio dela, será possível desenvolver todas as ferramentas comunicacionais de maneira integrada, a fim de que os objetivos traçados para esse plano sejam fielmente cumpridos.