Marketing pet shop: Como incentivar donos de pets a consumir mais

Ração de 1 quilo  aqui, um petisco ali. Um par de ossinhos eventualmente e, quem sabe, um banho e tosa. De produto em produto e serviço em serviço, nem sempre dá para fechar o mês com folga dentro de um negócio super concorrido e que demanda investimentos constantes como no caso dos Pet Shops/ Clínicas Veterinárias. Mas para aumentar o ticket médio da sua base de clientes e finalmente começar a ver a diferença na receita, você pode implementar uma série de ações a um custo muito baixo e resultados comprovados.

Confira abaixo 3 métodos para ter menos  clientes gastando pouco em seu pet shop:

Promoção de pacotes

Uma jogada de marketing para pet shop bem interessante para evitar que os clientes se restrinjam a compras menores é oferecer variações de pacotes. Por exemplo: “compre uma ração de 15 Kg e ganhe um pacote de petiscos ou de ossos”. Esse combo de vantagens acaba fazendo com que os clientes se habituem a gastar um pouco mais com produtos “maiores”  porque sabem que, na hora de passar os produtos no caixa, irão receber benefícios.

 

Outra jogada marketing para pet shop que só tem a beneficiar as clínicas veterinárias é oferecer, de brinde pela consulta, um banho e tosa grátis. Essa estratégia faz com que não só o cliente nutra mais simpatia pelo estabelecimento, como também volte ao local para ganhar seu brinde e, de tabela, acabar comprando algum produto que talvez ele não estivesse buscando na ocasião da consulta veterinária.

 

Outra inteligente promoção de pacotes que você pode criar na sua loja é voltada para donos de mais de um animal. Você há de concordar que, dificilmente, um dono de três cachorros procurará 3 estabelecimentos diferentes para levar seus dogs.

 

Pensando na fidelização, ofereça um pacote de banho e tosa para todos os cachorros, com desconto progressivo. Assim, você terá mais de um cliente canino e ainda conquistará o dono, que perceberá a vantagem de se adquirir esse tipo de pacote “coletivo”.

 

Enfim, em se tratando da promoção de pacotes, há uma infinidade de opções que você pode lançar mão para fidelizar o cliente. Basta alinhar criatividade e metas de vendas, sem esquecer, é claro, da qualidade do atendimento, que deve ser sempre impecável, né?

Contato direto sobre lançamentos

Hoje em dia, o marketing digital disponibiliza uma série de canais que possibilita falar com o cliente na linguagem dele, superando até mesmo o telefone como opção número um para o relacionamento com a clientela.  Dessa forma, dois bons e ágeis canais de comunicação que você pode usar são, sem dúvida, o aplicativo WhatsApp e o envio de mensagens SMS.  Sem contar o e-mail marketing, do qual falaremos mais adiante.

 

Enquanto o contato direto por telefone para se falar sobre lançamentos do Pet Shop/Clínica Veterinária tende a soar um pouco como telemarketing, o WhatsApp se tornou o meio preferido por aqueles que não querem ser importunados, mas ao mesmo tempo não desejam perder nenhuma oportunidade. Ao usar o aplicativo para anunciar lançamentos, você não só atinge diretamente o cliente, como faz com que ele tenha, no seu celular, gravado nas conversas, o anúncio do produto em questão para quando ele quiser usufruir da sua oferta. Já o SMS atua quase como o WhatsApp, mas dispensa a conexão com a internet.

 

Veja também: Sua clínica veterinária está utilizando todos os canais para comunicar-se com o cliente?

 

Outra forma imbatível de aumentar o ticket médio envolve apresentar, na sua loja, vendedores sempre prontos a mostrarem lançamentos de produtos similares ou complementares aos que o cliente leva para casa. Nesse ramo, o convencimento, por meio de argumentos, vale ouro, uma vez que donos de animaizinhos  costumam não medir esforços – e nem dinheiro – para dar mais qualidade de vida aos seus filhotes.

Produtos sazonais (páscoa, natal, copa do mundo)

O apelo das datas especiais é tão grande que não pode deixar de ser aproveitado de forma alguma como estratégia para se vender mais dentro do Pet Shop/Clínica Veterinária. Afinal de contas, qual é o dono que não cai de amores ao ver seu bichinho usando um chapéu de papai noel? E ainda, qual dono que não tem vontade de tratar o cãozinho como gente e adoraria dar presentes de “humanos” para ele, como ovos de páscoa feitos para cachorros? Sim, esse tipo de produto “humano” vende, e muito, pois apelam para o emocional. Logo, invista sem medo nos mais variados apetrechos sazonais.

Na Copa do Mundo ou nas Olimpíadas, por exemplo, é imprescindível ter no seu estoque vários modelos de roupinhas da seleção brasileira. Na Páscoa, além dos ovos de “chocolate” para cachorro, você pode apostar em toda uma linha de guloseimas para os bichanos. No Natal, os chapeuzinhos de Papai Noel podem até vir de brinde depois de um banho ou tosa, desde que despertem o desejo de compra de mais produtos natalinos: roupinhas vermelho e branca, presentinhos, etc.

Pode acreditar, todos esses produtos sazonais saltam aos olhos dos proprietários de animais que, comovidos pela respectiva data, não pouparão esforços em gastar um pouquinho mais, nem que seja apenas em nome da diversão.

Veja também: 5 maneiras de fidelizar seus clientes

Campanhas via e-mail

Para finalizar, uma ótima tática para fazer com que clientes gastando pouco retornem a sua loja e comprem mais é o disparo de e-mail marketing. E o melhor de tudo é que é bem simples. Você só precisa segmentar sua base de clientes, isto é, separar, por exemplo, os donos de gatos dos proprietários de cachorros, e automatizar, por meio das ferramentas apropriadas, o envio de e-mails com o conteúdo certo e a linha de assunto mais atrativa para instigar o cliente ao upselling.  Pode ser uma nova promoção de ração, cupons de desconto, novos produtos e até o convite para participar sobre eventos como cafés da manhã, feiras de filhotes ou consultas pela metade do preço.  Dê uma olhada no seu estoque e avalie, ao lado do seu consultor de marketing, quais dos produtos e serviços valem a pena empenhar na estratégia de e-mail marketing e mãos à obra!

E aí, o que achou dos nossos métodos para estimular o cliente a gastar mais na sua loja? Você tem mais sugestões? Compartilhe com a gente e nos ajude a ampliar esse debate!

Sua Clínica Veterinária está utilizando todos os canais de comunicação disponíveis para falar com o cliente?

Uma das grandes vantagens do marketing digital, além do custo relativamente menor em relação à publicidade convencional, é que você pode personalizar as suas campanhas por meio de canais diversificados. WhatsApp, blog posts, e-mail marketing, mídias sociais, SMS e, claro, o bom e velho evento promocional. Todos eles podem – e devem – ser acionados conjuntamente para uma estratégia imbatível que, se for monitorada apropriadamente, pode aumentar suas vendas (e sua base de clientes) num tempo mais curto do que você imagina.

Neste post, nós iremos te mostrar 6 opções de canais de de comunicação que você dispõe para falar com o cliente não só sobre o seu negócio, mas acerca de benefícios que vão interessá-lo, e muito! Confira.

WhatsApp

As inúmeras possibilidades do uso desse aplicativo em prol de uma estratégia marketing digital ainda estão sendo descobertas pelos especialistas da área. No entanto, é seguro afirmar que, no contato diário entre pet shops e clientes, o WhatsApp vem ganhando a preferência como canal de comunicação efetivo e barato, sobrepondo-se inclusive ao telefone. O aplicativo pode ser usado para lembrar os donos de pets a respeito de procedimentos, vacinas e consultas marcadas com muito mais agilidade e precisão do que um cartãozinho que, não raro, o dono do pet vem a perder. Sem contar que o aplicativo também pode ser usado para enviar vídeos em Real Time do pet tomando banho ou hospedado em hotelzinho para que o dono confirme se está tudo bem com o seu filhote.

Blog

Os blogs são ferramentas imprescindíveis para o marketing de conteúdo, no sentido de que eles educam visitantes em busca de informações sobre aspectos variados da vida do pet, como doenças, dicas de adestramento e alimentação, ou seja, tudo para o bem-estar dos seus bichinhos, transformando-os em prospects que certamente irão contribuir para o ganho de autoridade do domínio do seu blog através do compartilhamento do seu conteúdo. Sem contar que o blog também serve para criar um relacionamento com sua carta de clientes já existente, podendo inclusive promover sorteios ou concursos culturais que só têm a levantar ainda mais o conceito da sua loja perante seus fregueses habituais, incitando a prática da publicidade boca a boca.

Leia mais – Veja a importância de um blog na estratégia de seu pet shop

E-mail marketing

 

As campanhas de e-mail marketing são uma das formas mais rápidas e baratas de se engajar os seus clientes. Primeiro porque são automatizadas, ou seja, você não precisa personalizar um tipo de e-mail para cada cliente, o que poupa um tempo considerável. Segundo porque os e-mails, ao contrário do que muitos profetas apregoam por aí, ainda é uma das formas mais garantidas para se falar com o cliente. A partir da segmentação da sua base de leads, um fluxo de nutrição pode atingir o cliente certo, na hora certa, com informações que ele necessita não só para ficar por dentro dos diferenciais da sua marca, mas para aumentar o ticket médio de compras. Basta usar a criatividade no momento de criar os conteúdos dos e-mails!

Leia mais sobre – Como aumentar o faturamento usando email marketing

Rede Social

As redes sociais estão para o marketing digital assim como a televisão está para o marketing tradicional. Por elas, passam milhões de pessoas todos os dias, interagindo, consumindo e compartilhando todo tipo de conteúdo. Ao criar a página da sua empresa no Facebook, por exemplo, você não só ganha um canal e tanto para divulgar as postagens do seu blog, mas também faz com que seu Pet Shop/Clínica Veterinária seja encontrado por futuros clientes que moram num curto raio de distância da sua loja física, graças a um novo recurso de geolocalização implantado na rede do Mark Zuckerberg que faz o “match” entre a localização do usuário e o endereço físico da empresa.

Leia mais sobre – Entenda a importância das redes sociais nas estratégias de marketing Digital de seu pet shop

Eventos promocionais    

A confluência de todos os canais que citamos anteriormente é essencial para o sucesso da divulgação de eventos promocionais na sua loja física, deixando de correr o risco de restringi-los às pessoas que estavam apenas “passando e resolveram entrar” ou àqueles dois ou três clientes mais assíduos. As possibilidades são muitas: você pode disparar, por e-mail marketing ou WhatsApp, uma mensagem sobre um café da manhã exclusivo para clientes VIP promovido por tal marca de ração. Ou, quem sabe, disponibilizar no Facebook um cupom promocional ou ingressos para exposições de filhotes para os 10 primeiros usuários que compartilharem determinada publicação ou anúncio. Por outro lado, você pode imprimir cartões com o endereço do blog do seu Pet Shop/Clínica Veterinária para os novos clientes que participarem dos eventos simplesmente porque estavam nas redondezas e assim, quem sabe, colocá-los no seu funil de vendas.

SMS

Conforme o WhatsApp se populariza, o serviço de mensagens via SMS perde espaço, ainda mais em se tratando de campanhas marketing. No entanto, você deve saber que nem todos os seus clientes possuem um aparelho de celular de última geração, muito menos com internet 3G e acesso a Wi-Fi. Pode ter certeza que alguns ainda preferem o contato do tipo “torpedo”. Embora as empresas de telefonia móvel usem e abusem desse recurso, levando grande quantidade de usuários a bloquear o recebimento de SMS, você pode investir nesse canal para informações pontuais, como, por exemplo, vencimento de prazos para vacinação ou disponibilidade de determinado produto. Em todos os casos, deixe na mensagem, em formato de link, o telefone da loja para que o cliente possa entrar em contato com a loja logo em seguida à leitura do SMS.

Mas não basta arrumar mil e uma maneiras de se falar com o cliente. É preciso acompanhar a reação dele, seja nas redes sociais, nos comentários dos blog posts ou mesmo nas respostas instantâneas das mensagens do WhatsApp e e-mail marketing. Apenas com essa interação – de preferência, imediata – sua empresa será capaz de estabelecer um relacionamento com a clientela que poderá gerar engajamento e se converter, mais tarde em upselling.  Afinal de contas, por mais extraordinários que sejam os recursos dos nossos aplicativos de hoje, o objetivo do seu negócio é, no fim do dia, um só: aumentar as vendas.

E então, você gostou do conteúdo deste post? Tem mais alguma ideia a acrescentar sobre esse tema? Fique à vontade para comentar e enriquecer nosso debate!

 

5 maneiras de fidelizar clientes em clínicas veterinárias

5 maneiras de fidelizar clientes em clínicas veterinárias

Sabemos que fidelizar clientes é uma estratégia muito mais barata do que atrair novos. A internet permitiu que o novo consumidor tenha acesso facilitado e instantâneo ao que ele procura, seja um serviço ou produto. Dessa forma, ele está se tornando cada vez mais questionador e exigente.

Com as clínicas veterinárias, não é diferente. Quem tem um animalzinho, quer que ele receba o melhor tratamento e produtos, e se o seu estabelecimento não propiciar isso a ele, pode acontecer desse consumidor nunca mais retornar a procurar pelos seus serviços. Por conta disso, é muito importante que a sua clínica veterinária e pet shop tenha um bom atendimento e que se preocupe com o pós-venda, buscando sempre novas formas de atrair e agradar cada vez mais o cliente.

Para ajudá-lo a fidelizar os seus clientes, separamos 5 ações de marketing indispensáveis e que você deve colocar em ação imediatamente. Confira:

1 – Conheça o seu público

Antes de implementar qualquer estratégia de marketing, é fundamental conhecer o seu cliente, saber as suas informações básicas, entender o que ele valoriza, o que o motiva, entre outros dados. Dessa forma, será possível criar um relacionamento mais próximo com ele.

Um sistema CRM é uma ferramenta interessante para começar esse trabalho estratégico — trata-se de um software capaz de automatizar o armazenamento do perfil de cada cliente. Ou seja, funciona como um banco de dados valioso que é essencial na criação de qualquer ação de marketing de relacionamento. Dotada de informações, sua empresa terá condições de compreender as necessidades de cada cliente e criar um diferencial na área de atuação.

É importante ressaltar que o sistema precisa ser atualizado frequentemente para garantir que as informações dos clientes estejam sempre corretas e que, dessa forma, as estratégias sejam assertivas.

2 – Crie planos personalizados na sua Clínica Veterinária

Baseado nas necessidades e no histórico de compra de cada cliente a empresa, pode criar planos para aumentar a recorrência desse consumidor e, consequentemente, elevar o seu ticket médio. Se o cliente adquiriu um filhote de Maltês, por exemplo, a clínica pode oferecer um “plano de assinatura”  que contempla vacinação para os próximos meses, banho, tosa, entre outros serviços que fazem parte de um pacote com um valor diferenciado. Além de estimular o cliente a retornar à clínica, ele pode indicar a empresa para a sua rede de contatos aumentando o seu volume de vendas.

3 – Invista em um Programa de Fidelidade

Para os clientes que possuem uma demanda menor ou não se interessam pelos planos, criar um cartão fidelidade é uma excelente estratégia. Por exemplo: a cada 10 banhos e tosas o cliente recebe um desconto ou um brinde exclusivo. Esse tipo de tática incentiva o consumidor a voltar na clínica periodicamente e aumenta as chances dele se tornar um evangelizador da sua marca. Afinal, um cliente satisfeito é o melhor defensor da sua empresa, pense nisso!

4 – Promova eventos especiais

 

Os eventos também são ótimas oportunidades de trazer os clientes até o seu estabelecimento. Datas comemorativas, como no Dia Nacional dos Animais, promova um encontro agradável e converse com os seus clientes. Quando a empresa se aproxima dos consumidores e constrói um relacionamento de confiança com eles, as chances de ela ser escolhida no momento da compra são muito maiores.

Marketing para pet shop – Aprenda a criar estratégias de marketing em datas comemorativas

5 – Crie campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das táticas de relacionamento mais eficientes quando utilizado de maneira estratégica. Planeje uma campanha de desconto exclusivo para os aniversariantes do mês, por exemplo. Além de demonstrar gentileza ao lembrar-se da data do aniversário de um cliente, ou até do cão dele, ele vai se sentir especial ao receber esse bônus e atenção que foi dada.

Como aumentar o faturamento de seu pet shop com disparo de e-mail marketing

Está preparado para transformar a sua clínica veterinária em uma referência no mercado? Compartilhe com a gente as suas ideias e deixe aqui o seu comentário!

Então cadastre o seu e-mail abaixo para ser o primeiro a receber novos artigos como esse diretamente no seu e-mail.

 

Software para Clínica Veterinária: Qual a importância para a clínica e pet shop?

Qual a importância do software de gestão para a clínica veterinária

O dia a dia em uma clínica veterinária pode ser bastante atribulado, com muitos animais chegando e donos preocupados com a saúde de seus pets. Se você cuida de todas as questões burocráticas sozinho, a gestão da clínica pode ficar prejudicada, pois você não terá tempo suficiente para dar a devida atenção a tudo ou talvez nem tenha afinidade com contas e gerenciamento.

Na maioria dos casos, um software para clínica veterinária pode ser o que estava faltando na sua empresa para facilitar a execução de tarefas e deixar sua rotina menos agitada.

Por conta disso, neste post, comentaremos as vantagens de um software de gestão para clínicas veterinárias e te daremos dicas de como escolher o ideal. Confira:

Você poupará seu tempo

O tempo que você e seus funcionários gastam preenchendo formulários, atualizando o fluxo de caixa ou anotando a agenda dos clientes manualmente, influencia de maneira direta na produtividade e nos resultados obtidos em seu empreendimento.

Além disso, se for você quem gerencia a sua própria clínica, o tempo precioso que você poderia investir nos atendimentos veterinários, pode, em vez disso, ter que ser gasto com tarefas de gestão — e não é isso que você quer, não é mesmo?

Um programa para clínica veterinária bem escolhido pode poupar tempo em diversos momentos. Por exemplo, há software para clinica veterinaria gratis que avisam aos clientes o momento de levar seu animal para uma consulta de retorno ou rotina e a data de tomar vacina, por exemplo.

Praticamente todos os processos e as formas de interação com o cliente podem ser automatizados, como o envio automático ou programado de e-mail e SMS.

Confira também nosso post sobre 6 dicas para melhorar seu relacionamento com o cliente!

Economia de dinheiro

Os softwares de gestão servem para auxiliá-lo principalmente na área financeira, permitindo que você controle suas finanças de uma maneira mais simples, intuitiva e automatizada, sem se preocupar em fazer cálculos e planilhas.

Assim, ficará mais fácil perceber os resultados da sua clínica veterinária, se está sendo positivo ou não. Desse modo, você poderá responder às flutuações do seu negócio de forma mais rápida, prevenindo a ocorrência de situações mais complicadas e investindo tempo e dinheiro no que for preciso

Tendo acesso a todas essas informações, você consegue se planejar melhor e criar estratégias mais assertivas para atrair e fidelizar os clientes.

Escolha um software com armazenamento em nuvem

Os softwares que necessitam de servidores, constantes backups e instalação, são ultrapassados para a realidade de uma clínica com necessidades pouco complexas.

Softwares em nuvem normalmente precisam de uma máquina menos potente, gastam menos memória de armazenamento, o que contribui para a diminuição de despesas com equipamento. Além disso, não há perigo de as informações serem perdidas caso seu equipamento seja roubado, perdido ou se torne disfuncional.

Outro benefício de um software de gestão com armazenamento em nuvem é que você poderá acessar qualquer informação de onde você estiver, bastando apenas que você tenha conexão com internet e um dispositivo para acessar o conteúdo (seja um tablet, smartphone ou computador).

Bons softwares são constantemente atualizados

Encontre uma empresa que atualize o software com frequência, incorporando sempre novas funcionalidades e aumentando a usabilidade do programa. Um bom veterinário não é aquele que está constantemente atualizado? Um software também!

Percebeu como um software de gestão pode melhorar os processos da sua clínica quando bem escolhido? Não tenha medo de pagar por um deles, pois o retorno é bastante satisfatório e poupará muito tempo e dinheiro.

Entendeu a importância de adotar um softwares de gestão em sua clínica veterinária? Ainda tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente!

 

 

Marketing Pet Shop: Aprenda a criar estratégias de marketing para datas comemorativas

As datas comemorativas costumam ser os momentos do ano em que as pessoas mais consomem e as empresas mais faturam. Para aproveitar este aquecimento do mercado, tanto online quanto offline, é fundamental desenvolver estratégias de marketing para pet shop que aumentem o apelo à campanha. Especialmente em épocas de crise, períodos como este aparecem como grandes oportunidades para aumentar as vendas.

Para todas as empresas, as datas comemorativas são importantes, e isso acontece para a maior parte dos segmentos de negócio. Para os pet shops e clínicas veterinárias, o cenário não é diferente. Datas comemorativas preveem celebrações, e para a maior parte das pessoas, os bichos de estimação são parte integrante de todas estas festas.

O desafio, portanto, é encontrar estratégias de marketing que possibilitem que sua empresa consiga atingir o máximo de resultados. Confira alguns passos para criar boas estratégias de marketing para datas comemorativas:

Planejamento das ações

Esta parte pode não ser uma novidade para você, mas qualquer ação de marketing que se preze precisa de planejamento prévio, quanto mais se estamos falando de datas comemorativas. Estas datas não costumam mudar tanto de ano para ano e, normalmente, é possível conferir e planejar através dos calendários de comemorações e feriados.

Portanto, invista em um planejamento para estas ações de marketing. Assim você consegue escolher em quais datas investirá e ainda pensar em ideias de iniciativas com alguma antecedência, estando preparado para aquelas datas que demandam mais trabalho e empenho, sabendo lidar com qualquer tipo de imprevisto.

Seja criativo

Para chamar atenção dos seus clientes para as ações nas datas comemorativas é preciso criatividade, já que em muitas delas todas as outras empresas do segmento farão ações. Ou seja, escolher datas específicas do seu mercado – como o dia do veterinário ou o dia do animal – é igualmente importante para complementar as ações em outras datas, como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e Natal.

Como a maioria dos pet shops e clínicas veterinárias trabalham com banho e tosa, junto de artigos para os animais, uma iniciativa bacana para engajar os clientes é justamente oferecer adereços e mimos específicos para os animais e seus donos nessas datas. Existem inúmeras oportunidades no que diz respeito aos acessórios de banho e tosa, como laços e gravatas.

Com o carnaval chegando, por exemplo, que tal pensar em alguma ação que envolva essa data? Um bloquinho para cães? Um adereço diferente para o cão que tomar um banho? São muitas as possibilidades!

Conheça o seu público-alvo

Ações de marketing para pet shop serem eficazes precisam ser feitas de acordo com o público-alvo que vai recebê-las. Ou seja, de nada adianta criar ações para as “Papais” dos bichinhos no dia das Pais, se a maior parte dos clientes do pet shop são mulheres. A melhor forma de conhecer o público-alvo é observando seus hábitos de compra e consumo na sua loja, e claro, conversando com eles para entender como os clientes veem sua empresa e se relacionam com o que vocês fazem.

Quanto mais você conhece o seu público, mais assertivas serão as estratégias que você colocar em prática. Tenha um cadastro com todas as informações relevantes sobre o seu cliente e o seu pet. Por exemplo, se você sabe a data de aniversário de um animalzinho que vai com frequência ao seu pet shop, que tal dar algum mimo para parabenizá-lo?

Execução é tudo

Por fim, de nada adianta planejar e não executar com qualidade. Procure entender bem quais os canais de mídia que você vai utilizar, onde são os melhores pontos de contato entre sua empresa e o cliente (ele está no Facebook, Instagram ou Twitter?), e coloque suas ações em prática, sempre lembrando de avaliar o que deu ou não resultado.

Tem alguma dica de estratégia de marketing para datas comemorativas? Compartilhe com a gente!

 

Pet Shop: 6 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

Estamos vivendo um período em que a concorrência entre os pet shops pela atração dos clientes está cada vez mais acirrada. Entretanto, uma questão que pode se tornar um diferencial e que varia de lugar para lugar é o atendimento. É por essa razão que é cada vez mais importante manter um bom relacionamento com seus clientes e tornar a sua empresa uma referência no assunto — de uma forma que sua imagem passe credibilidade e profissionalismo.

Todo mundo tem uma marca na ponta da língua quando perguntamos: Qual o seu creme dental favorito? Qual o seu restaurante favorito? E por que não ser uma referência quando o assunto for o Pet Shop?

Listamos 6 dicas para ajudá-lo a melhorar o relacionamento com o seu cliente. Confira!

1 – Seja transparente

Dizer a verdade é sempre a melhor política. Nunca prometa ao cliente algo que não poderá cumprir, pois esse tipo de atitude contribui negativamente para a imagem da sua empresa. Seja bastante claro quanto aos produtos que você vende, sobre a disponibilidade e prazos de entrega. O mesmo vale para os serviços que oferece. Você prefere atender com hora marcada ou por ordem de chegada? Seja como for, não atrase, cumpra os horários estabelecidos. O melhor marketing para uma empresa é a satisfação dos nossos clientes.

2 – Saiba escutar o seu cliente

Às vezes ficamos tão preocupados em vender o nosso produto que nos esquecemos de prestar atenção ao que cliente realmente necessita. Ele pode ter aparecido no Pet Shop com um cachorrinho e vemos uma excelente oportunidade de vender ração, brinquedinhos, casinhas, mas se não prestarmos atenção, podemos perder a chance de vender o que ele realmente necessita e veio buscar: soluções para o seu cachorrinho que não para de destruir o sofá.

A técnica de “empurrar” produtos além de trazer poucos resultados ainda pode deixar o cliente irritado. Mesmo que o seu Pet Shop tenha excelentes produtos, talvez ele prefira procurar outro lugar onde ele acredita que será melhor atendido e que terá seus problemas resolvidos.

3 – Invista nas suas redes sociais

Muitas pessoas fazem marketing inconsciente em suas redes sociais — não há um planejamento que defina as estratégias que serão utilizadas. Acreditam que basta publicar uma foto de um cachorro tomando banho com o nome do seu estabelecimento que ela poderá ser compartilhada por várias pessoas — aliás, antes de fazer isso, é muito importante pedir a autorização do dono para compartilhar informações sobre o pet. Mantenha uma página com informações do seu Pet Shop, divulgue promoções, curiosidades e não se esqueça de manter um bom relacionamento com os seus clientes virtuais. Responda sempre as dúvidas e comentários, se mostrando presente e interagindo com seus clientes.

Entenda a importância das redes sociais para sua clínica veterinária e pet shop

4 – Dê dicas

Quem não gosta de algumas rápidas orientações? Nada muito complicado. Algumas raças de cachorro costumam ter cuidados especiais. Que tal criar um espaço em seu site para compartilhar informações sobre como manter uma dieta equilibrada, talvez algumas dicas para ajudar o animal a se refrescar em dias de muito calor, como evitar pulgas e carrapatos. Abra também uma seção para comentários e interaja com seus clientes.

5 – Seja agradável e atencioso

Ninguém precisa estar de bom humor o dia inteiro, certo? Mas, o seu cliente não tem culpa se você está em um dia ruim. Ser cordial e educado não vai machucar ninguém. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense em como você gostaria de ser atendido. Lembre sempre que gentileza gera gentileza.

6 – Não se esqueça do pós-venda

Pense que um cliente satisfeito pode se tornar um cliente fidelizado. As pessoas gostam de criar uma rotina, comprar produtos e buscar serviços em lugares em que sentem confiança. Por esta razão que sempre devemos ser honestos com os nossos clientes e estar atentos às suas necessidades. Não é porque ele já utilizou seus serviços uma vez que voltará sempre. É preciso pensar no que chamamos de pós-venda, para que esse consumidor se lembre sempre do seu Pet Shop quando precisar de algum tipo de serviço que você oferece.

Como costuma ser o seu relacionamento com os clientes? Você tem alguma estratégia que não comentamos neste post? Compartilhe com a gente!

 

Dicas Instagram: Como funciona e como tirar proveito em seu Pet Shop

Existem diversas maneiras de se utilizar a internet para a promoção de um negócio. Uma delas é através da rede social de compartilhamento de imagens e vídeos Instagram, que atualmente conta com mais de 300 milhões de usuários em todo mundo, segundo informações do site RG. Com o desenvolvimento e aplicabilidade de boas estratégias, é possível investir pouco e ter ótimos resultados com esta ferramenta, que possui o Brasil como o segundo país de maior acesso dentre todos aqueles que dela fazem uso. Quer descobrir como divulgar a sua  petshop no Instagram e receber muito mais visibilidade em seu trabalho? Então acompanhe as informações deste post e fique por dentro!

Desenvolva um plano de divulgação do petshop ou clínica no Instagram

Para que o Instagram traga bons resultados para seu petshop ou clínica, não basta que você apenas cadastre uma conta e publique de vez em quando imagens aleatórias de bichinhos bonitos. Primeiro, é preciso ter um objetivo com a ação: melhorar o relacionamento com os clientes, atrair novos consumidores, aumentar o número de visitas no site, ou qualquer outro que você possa focar e relacionar suas publicações.

Com isso em mente, é hora de pesquisar o que os concorrentes e demais cases de sucesso estão fazendo nesta rede para elaborar um plano de ação. Monte um cronograma de atividades a serem publicadas, tenha disciplina e estabeleça métricas para observar se as postagens têm gerado os resultados esperados.

Publique imagens profissionais

Como o Instagram é uma rede social de imagens, é preciso que as publicações tenham qualidade e que sejam capazes de transmitir a credibilidade e profissionalismo de sua clínica ou petshop. Caso opte por carregar fotos do dia a dia de seu estabelecimento, atente-se para pequenos cuidados como a organização do espaço, por exemplo.

Tenha bom senso e não poste imagens sem autorização de clientes, com mensagens de mau gosto ou apelativas. Não abuse da utilização de filtros. Fotos com apelo sentimental e com um leve tom de “engraçadinhas” também são ótimas opções para chamar a atenção dos usuários e estimular o compartilhamento.

Incentive os usuários a interagir com o Instagram de seu petshop

Uma boa opção para incentivar a interação dos usuários do Instagram com a sua marca é o estímulo à associação dos animais deles com seu petshop ou clínica. Para isso, crie uma campanha com uma hashtag e peça aos seguidores para que postem fotos de seus bichinhos após terem recebido os cuidados em seu empreendimento.

Você pode fazer promoções, replicar as fotos no Instagram do petshop, sortear algum serviço ou brinde para aquelas que forem mais curtidas, etc. Ações como essas geram visibilidade para a marca, atraem novos prospects e aprofundam o relacionamento com aqueles que já são clientes.

Faça links no Instagram com perfis em outras redes sociais

Uma boa estratégia de marketing digital não pode ser usada sem integração com outros recursos disponíveis na internet. De acordo com os objetivos traçados para o Instagram, você deverá associa-los a outras redes sociais, ao site e ao blog da sua empresa, para que a divulgação de seu petshop ou clínica alcance resultados ainda mais promissores. Para isso, sempre que publicar uma imagem nessa ferramenta, replique-a no Facebook, poste o link do site, convide para acessar o blog, etc.

Viu que com um planejamento você consegue divulgar ainda mais seus excelentes serviços?

Você está gostando desse post sobre:  Como tirar proveito do instagram para sua Pet Shop ? 

Então cadastre o seu e-mail abaixo para ser o primeiro a receber novos artigos como esse diretamente no seu e-mail.

Aproveite para deixar suas dúvidas e opiniões nos comentários, curtir e compartilhar nas redes sociais!