E-mail marketing passo a passo no mercado pet

 

Recentemente, publicamos aqui no blog um artigo sobre a nutrição de leads, a estratégia de relacionamento com os potenciais clientes por meio de ações automatizadas no ambiente digital. Pois bem, agora é hora de falar sobre uma tática de nutrição: o e-mail marketing.

No artigo de hoje, você verá o que é e-mail marketing e como utilizá-lo dentro de uma estratégia de vendas no mercado pet. Acompanhe!

O que é e-mail marketing?

Você já deve ter ouvido falar que o e-mail marketing enriquece as comunicações de negócios, tem como alvo os contatos específicos de uma organização e é ao mesmo tempo rentável e ambientalmente amigável. Mas o que exatamente é e-mail marketing e como ele funciona?

O e-mail marketing é isso mesmo: o marketing através do e-mail. Ele ocorre quando uma empresa envia uma sequência estratégica de mensagens para um grupo de pessoas através do correio eletrônico. Em uma estratégia de Inbound Marketing, o e-mail marketing visa o envio de conteúdo relevante e interessante para o público-alvo.

Quando bem aplicado, o e-mail marketing ajuda a construir a lealdade do cliente, a confiança em um produto ou serviço e, numa visão mais ampla, fortalece a imagem da marca. Em outras palavras, e-mail marketing é uma forma eficiente de manter a marca conectada com seus clientes e potenciais clientes e, ao mesmo tempo, promover o seu negócio.

Como o e-mail marketing pode ser útil para o mercado pet?

Falando na indústria pet especificamente, podemos afirmar que uma boa estratégia de e-mail marketing pode ser útil para o processo de Inbound Sales — que é o processo dentro do Inbound Marketing totalmente focado na venda por meio da internet —, permitindo a nutrição de leads e o aumento das conversões.

Uma ilustração prática: ao invés dos vendedores da sua empresa fazerem muitas ligações telefônicas para os distribuidores ou para os proprietários de pet shops, a equipe de marketing faz o envio periódico de e-mails para conduzir os clientes dentro da jornada de compra, mostrar novidades e fazer ofertas.

O mais interessante do e-mail marketing é que ele é feito de forma automatizada, ou seja, é enviado para os contatos sem a necessidade de intervenção humana. Tudo é feito por meio de uma plataforma de envios que reconhece em qual etapa da estratégia de Inbound Sales cada lead está e envia mensagens específicas para cada perfil de contato (tudo parametrizado na ferramenta); com isso, a mensuração de resultados fica mais fácil e confiável.

Como fazer uma campanha de e-mail marketing em uma indústria pet?

Isso dito, vamos agora a um passo a passo para aplicar e-mail marketing:

Passo 1: Defina os objetivos da sua campanha de e-mail marketing

Tudo começa pela definição dos objetivos. Você pode almejar, por exemplo, mostrar aos proprietários de pet shop o quanto os produtos que sua empresa produz são aderentes ao mercado em que eles atuam. Pode querer apresentar um novo produto ou apenas elevar a reputação da sua marca com o envio de dicas periodicamente.

Não importa, o que realmente é importante é ter um objetivo bem definido para desenhar uma estratégia de e-mail marketing.

Passo 2: Segmente seu público

Os públicos de sua empresa são vários: clientes, prospects, interessados, formadores de opinião etc. É importante que você não envie os mesmos e-mails para todas as pessoas, pois assim estará diminuindo o poder da estratégia de e-mail marketing.

Então, filtre a lista geral de contatos para criar listas com grupos de perfis idênticos ou parecidos.

Passo 3: Produza conteúdo relevante e ofereça para seu público

Depois de separar os contatos, produza conteúdos diferentes para cada perfil. Isso significa que você deve escrever artigos, produzir vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo sempre pensando no seu público-alvo.

Em seguida, você irá enviar estes conteúdos para o público. É importante que as pessoas se identifiquem e vejam valor no conteúdo que recebem na caixa de e-mail.

Passo 4: Capriche no visual dos seus e-mails

Não basta apenas enviar uma lista de enunciados com links. Você deve caprichar no design. Assim, prefira trabalhar com HTML para montar um template de e-mail amigável, que tenha beleza e usabilidade. Não esqueça da identidade da sua marca, as cores, os tipos de letras e as imagens devem estar diretamente ligados à sua empresa.

Passo 5: Torne seus e-mails irresistíveis

Tenha em mente que as pessoas recebem milhares de e-mails diariamente. Assim, além de produzir um conteúdo relevante, pense em formas de tornar seus envios irresistíveis. E isso começa pelo assunto (o título do e-mail).

Ao darem uma passada rápida de olho na caixa de entrada, as pessoas devem se sentir instigadas em abrir o e-mail e clicar nos links — trabalhe com títulos que contenham entre 25 e 40 caracteres e, dentro do e-mail, dê comandos para que as pessoas cliquem nos links.

Passo 6: Mensure os resultados

Se você seguiu todo o passo a passo até aqui, ao enviar os e-mails acompanhe os resultados. Eis a importância de utilizar uma ferramenta de envios de e-mail marketing. Esta plataforma especializada irá lhe mostrar dados como taxa de abertura, quantidade de cliques, taxa de conversão, entre outras.

Assim, você irá saber se seus envios estão dando resultados e poderá testar sempre novos tipos de abordagens, novos conteúdos, até chegar ao ideal.

Você já utiliza o e-mail marketing em sua estratégia de vendas? Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!

Marketing para Pet Shop – Como aumentar o faturamento de seu pet shop usando o E-mail marketing

O e-mail marketing para pet shop nunca foi tão bem visto quanto agora. Além de ser uma ótima ferramenta de comunicação interna, ele tem a versatilidade necessária para aproximar seu pet shop  dos seus clientes, criar relacionamentos e potencializar vendas de serviços e produtos. É o chamado e-mail marketing, uma estratégia que pode ser o diferencial entre algumas vendas e muitas vendas. Por quê? Simplesmente porque ele é original, simples de ser colocado em prática e altamente poderoso quando se fala em resultados. Quer saber ainda mais sobre a importância do e-mail marketing para a sua campanha de marketing? Fique atento a este post e guarde estes ensinamentos!

 

E-mail marketing: canal de comunicação direta com donos de pets (clientes)

Quando você quer falar com seus clientes, o que faz? Pega o telefone? E quanto isto custa para seu pet shop? Pois bem, com o e-mail marketing você tem a possibilidade de falar diretamente com cada um dos seus clientes sem precisar gastar muito com isso, basta personalizar as mensagens e colocar a automação de marketing para trabalhar para você.
Ele pode ser utilizado para levar informação relevante, distribuir cupons de desconto, confirmar um agendamento de horário, informar o status de um pedido, fazer um convite e até pedir um feedback sobre o seu atendimento. É dessa versatilidade que estávamos falando no início, pois com o e-mail marketing você pode falar de tudo com os seus clientes de uma maneira prática e eficaz, afinal, 94% dos consumidores possuem uma conta de e-mail e 77% deles preferem receber ofertas e informações por e-mail.

 

Presença forte junto ao seu público e relacionamento de primeira

É difícil para um pet shop manter-se sempre presente na vida de seus clientes, mas com o e-mail marketing você encurta distâncias e se mantém próximo, alimentando um relacionamento saudável com a sua audiência, que gera muito mais do que uma simples venda: engajamento e fidelização.

Quando o seu público percebe que você quer mais do que vender, se sente valorizado e motivado a dar continuidade ao relacionamento com a sua empresa. Como o e-mail marketing leva conteúdo útil e relevante para os seus clientes, eles passam a ver sua empresa como referência na sua área de atuação e a procuram sempre que precisam, pois já desenvolveram uma relação de confiança e credibilidade com a sua marca. Se sua pet shop não possui um blog, o site Pet Shop Portal disponibiliza um espaço para sua empresa ser uma produtora de conteúdo, assim, você se relaciona com seu cliente e sem custos. Quer saber mais como funciona? acesse o Portal e cadastre-se gratuitamente e comece agora a publicar conteúdos para seus clientes.

Ferramenta de aprendizado e descoberta sobre o perfil do seu mercado

A interatividade do e-mail marketing é excelente para que você conheça com mais propriedade o perfil do seu mercado consumidor. Ao analisar cada clique realizado, você sabe exatamente quais são os problemas e necessidades dos seus clientes, quais conteúdos fazem mais sentido para eles e o que oferecer no próximo contato para tornar esse relacionamento ainda mais forte. Descobre ainda que tipo de produto ou serviço é mais procurado, a frequência com que cada cliente precisa de você e como elevar o seu ticket médio apenas apresentando up grades e produtos relacionados.

 

Custo e resultados que você nunca viu

O custo para colocar uma estratégia de e-mail marketing em ação é bem menor do que outras estratégias de marketing tradicionais, como por exemplo, anúncios em sites e mídia tradicional. O investimento é baixo porque o e-mail marketing é uma estratégia escalável, ou seja, não importa o número de sua lista (CRM) que você tem, ele pode ser distribuído de maneira igualitária sem perder qualidade ou agilidade de resposta.

Com relação aos resultados, você percebe em pouco tempo se a sua estratégia de e-mail marketing está funcionando, pois pode acompanhar cada abertura de e-mail, cada clique, cada interação através de uma ferramenta, que além de acompanhar essa movimentação toda gera relatórios consolidados que permitem ver o desempenho geral da sua campanha de marketing.

Você está gostando desse post sobre  Como aumentar o faturamento de seu pet shop usando o e-mail marketing?