E-mail marketing passo a passo no mercado pet

 

Recentemente, publicamos aqui no blog um artigo sobre a nutrição de leads, a estratégia de relacionamento com os potenciais clientes por meio de ações automatizadas no ambiente digital. Pois bem, agora é hora de falar sobre uma tática de nutrição: o e-mail marketing.

No artigo de hoje, você verá o que é e-mail marketing e como utilizá-lo dentro de uma estratégia de vendas no mercado pet. Acompanhe!

O que é e-mail marketing?

Você já deve ter ouvido falar que o e-mail marketing enriquece as comunicações de negócios, tem como alvo os contatos específicos de uma organização e é ao mesmo tempo rentável e ambientalmente amigável. Mas o que exatamente é e-mail marketing e como ele funciona?

O e-mail marketing é isso mesmo: o marketing através do e-mail. Ele ocorre quando uma empresa envia uma sequência estratégica de mensagens para um grupo de pessoas através do correio eletrônico. Em uma estratégia de Inbound Marketing, o e-mail marketing visa o envio de conteúdo relevante e interessante para o público-alvo.

Quando bem aplicado, o e-mail marketing ajuda a construir a lealdade do cliente, a confiança em um produto ou serviço e, numa visão mais ampla, fortalece a imagem da marca. Em outras palavras, e-mail marketing é uma forma eficiente de manter a marca conectada com seus clientes e potenciais clientes e, ao mesmo tempo, promover o seu negócio.

Como o e-mail marketing pode ser útil para o mercado pet?

Falando na indústria pet especificamente, podemos afirmar que uma boa estratégia de e-mail marketing pode ser útil para o processo de Inbound Sales — que é o processo dentro do Inbound Marketing totalmente focado na venda por meio da internet —, permitindo a nutrição de leads e o aumento das conversões.

Uma ilustração prática: ao invés dos vendedores da sua empresa fazerem muitas ligações telefônicas para os distribuidores ou para os proprietários de pet shops, a equipe de marketing faz o envio periódico de e-mails para conduzir os clientes dentro da jornada de compra, mostrar novidades e fazer ofertas.

O mais interessante do e-mail marketing é que ele é feito de forma automatizada, ou seja, é enviado para os contatos sem a necessidade de intervenção humana. Tudo é feito por meio de uma plataforma de envios que reconhece em qual etapa da estratégia de Inbound Sales cada lead está e envia mensagens específicas para cada perfil de contato (tudo parametrizado na ferramenta); com isso, a mensuração de resultados fica mais fácil e confiável.

Como fazer uma campanha de e-mail marketing em uma indústria pet?

Isso dito, vamos agora a um passo a passo para aplicar e-mail marketing:

Passo 1: Defina os objetivos da sua campanha de e-mail marketing

Tudo começa pela definição dos objetivos. Você pode almejar, por exemplo, mostrar aos proprietários de pet shop o quanto os produtos que sua empresa produz são aderentes ao mercado em que eles atuam. Pode querer apresentar um novo produto ou apenas elevar a reputação da sua marca com o envio de dicas periodicamente.

Não importa, o que realmente é importante é ter um objetivo bem definido para desenhar uma estratégia de e-mail marketing.

Passo 2: Segmente seu público

Os públicos de sua empresa são vários: clientes, prospects, interessados, formadores de opinião etc. É importante que você não envie os mesmos e-mails para todas as pessoas, pois assim estará diminuindo o poder da estratégia de e-mail marketing.

Então, filtre a lista geral de contatos para criar listas com grupos de perfis idênticos ou parecidos.

Passo 3: Produza conteúdo relevante e ofereça para seu público

Depois de separar os contatos, produza conteúdos diferentes para cada perfil. Isso significa que você deve escrever artigos, produzir vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo sempre pensando no seu público-alvo.

Em seguida, você irá enviar estes conteúdos para o público. É importante que as pessoas se identifiquem e vejam valor no conteúdo que recebem na caixa de e-mail.

Passo 4: Capriche no visual dos seus e-mails

Não basta apenas enviar uma lista de enunciados com links. Você deve caprichar no design. Assim, prefira trabalhar com HTML para montar um template de e-mail amigável, que tenha beleza e usabilidade. Não esqueça da identidade da sua marca, as cores, os tipos de letras e as imagens devem estar diretamente ligados à sua empresa.

Passo 5: Torne seus e-mails irresistíveis

Tenha em mente que as pessoas recebem milhares de e-mails diariamente. Assim, além de produzir um conteúdo relevante, pense em formas de tornar seus envios irresistíveis. E isso começa pelo assunto (o título do e-mail).

Ao darem uma passada rápida de olho na caixa de entrada, as pessoas devem se sentir instigadas em abrir o e-mail e clicar nos links — trabalhe com títulos que contenham entre 25 e 40 caracteres e, dentro do e-mail, dê comandos para que as pessoas cliquem nos links.

Passo 6: Mensure os resultados

Se você seguiu todo o passo a passo até aqui, ao enviar os e-mails acompanhe os resultados. Eis a importância de utilizar uma ferramenta de envios de e-mail marketing. Esta plataforma especializada irá lhe mostrar dados como taxa de abertura, quantidade de cliques, taxa de conversão, entre outras.

Assim, você irá saber se seus envios estão dando resultados e poderá testar sempre novos tipos de abordagens, novos conteúdos, até chegar ao ideal.

Você já utiliza o e-mail marketing em sua estratégia de vendas? Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!