Como saber se a estratégia de Marketing Digital da sua clínica veterinária e petshop está gerando resultados?

O marketing digital para petshops e clínicas veterinárias pode ser um grande aliado na conquista de novos clientes, mas se você não sabe analisar os resultados, pode estar jogando tempo e dinheiro fora. Isso não significa que você deve parar de fazer marketing digital, mas sim que deve dedicar algumas horas para planejar o seu sucesso e saber exatamente por que está fazendo marketing digital para clínicas veterinárias e petshops. Disposto a dedicar alguns minutos para entender do que estamos falando? Então vamos às métricas e à análise de resultados!

 

Marketing digital é uma estratégia que deve estar alinhada ao objetivo do seu negócio, ou seja, “VENDER”. Se o seu objetivo maior é vender, sejam consultas de um  médico especializado ou produtos de petshop, as metas devem refletir os passos a serem dados para atingir esse objetivo através do marketing digital. Aqui entram aumentar a visibilidade da sua clínica veterinária nas redes sociais, gerar mais tráfego para o seu site, atrair leads qualificados, e por aí afora.

As métricas são ferramentas para medir o seu sucesso em cada meta. Por exemplo, se você deseja aumentar o fluxo de visitantes no seu site, uma métrica é o número de visitantes únicos. Se você pretende fazer nutrição de leads com e-mail marketing, uma métrica é a taxa de abertura desses e-mails. Ou seja, as métricas devem ser mensuráveis e revelar se cada ação de marketing digital está surtindo resultados.

Cuidado com as métricas de vaidade

Toda métrica traz uma informação sobre a sua estratégia de marketing digital para petshops e clínicas veterinárias, mas será que todas são relevantes para o seu objetivo de vender? Se uma métrica não diz o quanto você está ganhando financeiramente com ação de marketing digital, ela é uma métrica de vaidade, ou seja, que empolga, motiva, mas não contribui para a análise da efetividade do seu investimento.

Métricas de vaidade são o número de seguidores nas redes sociais, número de visualizações de um post no seu blog, número de curtidas e pageviews, por exemplo. E por que elas não ajudam a analisar a eficácia do seu marketing digital?

Imagine que você tem 1000 seguidores na sua página do Facebook e que sua clínica veterinária fica em Santa Catarina. Desses 1000 seguidores, 500 são de outros estados, ou seja, a possibilidade de buscarem uma consulta para os seus pets na sua clínica é bem pequena. O que significa que você tem apenas 500 leads qualificados regionalmente para trabalhar sua estratégia de marketing digital. Ter 1000 seguidores é ótimo, dá orgulho, mas nem sempre gera receita.

O que analisar no marketing digital para clínicas veterinárias e petshops então?

Como você viu, as métricas são importantes e ajudam a entender se você está tendo êxito com suas ações de marketing digital. Mas se você deseja saber se o marketing da sua clínica veterinária e petshop está realmente gerando resultados para o seu negócio, o que você precisa mensurar são os KPIs, ou indicadores de performance.

Os KPIs são diferentes das métricas porque eles estão diretamente atrelados aos seus resultados, revelando a efetividade financeira das suas ações, bem como o retorno que você conquista com o marketing digital. Entre os KPIs que você deve medir, estão:

  • Número de visitantes únicos

Conforme cresce o número de visitantes no seu site, crescem também as oportunidades de negócio, como vendas e consultas.

  • Taxa de conversão de visitantes em leads

Leads são pessoas que deixam dados de contato para que você estreite relações com e-mail marketing, SMS e outros canais de comunicação. Quanto mais leads você tem, mais pessoas para quem mostrar o seu trabalho e direcionar pelo seu funil de vendas através do inbound marketing.  Entenda o que é Lead e como gerar mais vendas nesse artigo.

  • Custo por lead

Quanto você gasta para que um visitante se torne um lead? Saber esse valor permite que você faça uma análise sobre a sua estratégia de marketing digital e otimize suas ações para reduzir o custo de aquisição de leads, garantindo maior efetividade para o seu investimento.

  • Taxa de conversão de leads em clientes

Esta métrica é uma das mais importantes, pois revela quantas pessoas de fato se tornaram seus clientes em determinado período de tempo. Quanto mais conversões, mais clientes, mais vendas, maior o faturamento.

  • Custo de aquisição de clientes

Quanto você gasta para conquistar um novo cliente? Aqui entram todas as despesas com o marketing digital, como tempo, softwares e sistemas, profissionais envolvidos, entre outros. Quanto menor o seu custo de aquisição de clientes, mais efetivo é o seu marketing digital.

  • Origem de tráfego

Marketing digital para clínicas veterinárias e petshops é um conjunto de estratégias, ferramentas e ações que culminam com resultados ótimos para o seu negócio. Por isso é importante saber quais canais de interação com o público direcionam mais tráfego para o seu site. Se são as redes sociais, você pode investir mais tempo nessas plataformas; se é o e-mail marketing, pode aumentar a frequência de envios ou ainda melhorar o conteúdo compartilhado.

  • Taxa de abertura de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma importante estratégia de marketing digital para petshops e clínicas veterinárias, pois possui baixo custo de manutenção e alto retorno. Saber a taxa de abertura dos seus e-mails marketing te dá a noção de quantas pessoas estão entrando em contato com a sua empresa e como melhorar essa estratégia para que ela seja cada dia mais efetiva.

  • Taxa de rejeição

Assim como você precisa saber o que está dando certo, deve também saber o que não está. É por isso que você deve acompanhar a taxa de rejeição do seu site, ou seja, o número de pessoas que chega até ele e sai em pouco tempo, quase que imediatamente. Ao determinar a sua taxa de rejeição, você pode lançar uma pesquisa para saber o que faz com que as pessoas não continuem a navegação e assim melhorar o seu marketing digital.

  • Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento ou ROI é um KPI financeiro que revela quanto o seu investimento em marketing digital está trazendo de retorno. Ele pode ser medido com uma fórmula simples:

ROI = RECEITA – INVESTIMENTO / INVESTIMENTO

O resultado desse cálculo é quanto você está gerando de lucratividade com suas ações de marketing digital, ou seja, quanto você está ganhando efetivamente em vendas. Para que o cálculo do ROI seja mais preciso, você deve fazê-lo para cada ação, como redes sociais, e-mail marketing, site, blog, landing pages, etc. Mas pode também fazer um ROI global para saber como está o seu desempenho geral.

Você está gostando desse post sobre como saber se a estratégia de Marketing Digital da sua clínica veterinária e petshop está gerando resultados?