O Inbound Sales deve substituir o modelo tradicional de vendas no mercado pet?

O Inbound Sales deve substituir o modelo tradicional de vendas no mercado pet

Depois de entender o que é Inbound Sales e como o mercado pet pode usar essa metodologia para vender mais, é chegada a hora de responder: o Inbound Sales deve substituir o modelo tradicional de vendas?

A resposta é não. O Inbound Sales não deve substituir o modelo tradicional de vendas, (POR ENQUANTO)  por motivos que vou explicar neste artigo. Acompanhe!

Marketing tradicional ainda é importante na indústria pet

O marketing tradicional ainda é bem-vindo, e assim continuará sendo por um bom tempo. A questão é que ele vem perdendo força perante o consumidor. Cada vez mais, as pessoas estão utilizando seu tempo para se informar e se entreter no ambiente digital.

No mercado pet, tão promissor e cada vez mais disputado, fazer marketing da forma tradicional ainda é uma boa escolha, especialmente quando falamos na consolidação da marca (Branding).

Anúncios e patrocínios em mídias de nicho

O ponto de inflexão é justamente equilibrar os investimentos, focar em nichos específicos (anunciar em revistas especializadas, patrocinar programas de TV que tratam do mundo animal etc.). As indústrias, logistas e prestadores de serviços do segmento pet que já possuem numa marca forte precisam rapidamente virar a chave, ou seja, devem explorar melhor as ações na internet – ter uma boa estratégia de Inbound Sales é o ponto alto desta estratégia.

Feiras e eventos do mercado pet

As feiras do mercado pet também continuam sendo importante. E, nestes casos, também podem estar aliadas à estratégia de Inbound Sales. O visitante do estande, por exemplo, tem uma conversa pessoal com o executivo de vendas e, depois, passa a se relacionar com a empresa por meio do digital, garantindo uma sobrevida ao investimento que a empresa faz no evento.

O único ponto que o marketing tradicional não consegue oferecer é a precisão na mensuração dos resultados (ROI). Diferentemente do Inbound Sales, não é possível dizer com certeza quantos leads foram atraídos por meio do anúncio em uma revista, por exemplo.

Inbound Sales promove a integração das equipes de marketing e vendas

Um dos grandes trunfos da abordagem Inbound Sales é a integração do marketing com o comercial. Isso porque ela não pode ser aplicada sem ajuda mútua das duas equipes. O marketing, neste método, passa a atuar com ações para atrair leads qualificados e conduzi-los dentro da jornada de compra (etapas percorridas desde a descoberta da necessidade até a decisão da aquisição do produto).

Em outras palavras, o marketing passa a agir muito mais visando a venda, o que sempre foi uma de suas finalidades, porém muitas empresas ainda veem esta área do conhecimento apenas pelo viés da comunicação e da promoção. O marketing se torna responsável pelas principais fases da prospecção e só entrega aos vendedores os leads já ‘engatilhados’ para a venda.

Também vale lembrar que uma boa estratégia de Inbound Sales tem o poder de atingir o público-alvo de uma forma mais orgânica. Ao invés de investir muito dinheiro na publicidade tradicional (falar para muitos na esperança de atingir alguns), os investimentos passam a ser mais focados em trazer as pessoas certas na hora certa por meio do marketing digital – especialmente com a produção de conteúdo estratégico.

Assim, marketing e vendas passam a colaborar mais. O marketing atrai e trata os leads durante o trajeto maior da jornada de compra e só entrega aos vendedores aqueles que já estão preparados para uma abordagem comercial. Isso se traduz em mais produtividade para o pessoal de vendas, que gasta mais energias em contatos que já estão prontos para comprar.

Modelo tradicional de vendas e Inbound Sales juntos

O mais recomendado é, portanto, que o modelo tradicional de vendas caminhe lado a lado com o Inbound Sales. Assim, ações de marketing tradicional são focadas em fortalecimento da marca, atuação do comercial nos moldes tradicionais é direcionada aos clientes mais tradicionais e o inbound sales vem para escalar a prospecção, a nutrição de leads e a aceleração das vendas e mensurar os resultados e a lucratividade (diminuir o custo de aquisição de clientes, sobretudo).

Para finalizar, também indico a contratação de uma agência digital especializada em Inbound Sales para o mercado pet.

Você já está fazendo Inbound Sales? Quer conversar sobre isso? Faça contato conosco agora!