O que é inbound sales

O que é inbound sales e porque essa metodologia pode ser usada pelas industrias pet

 

Inbound Sales é uma forma de vender mais moderna e lucrativa, pois aproveita as tecnologias digitais para automatizar a atração, o relacionamento e o fechamento de negócios com leads qualificados. Você já ouviu falar nisso?

Neste artigo, vamos conversar sobre o que é afinal o Inbound Sales e como o mercado pet pode aproveitá-lo para encurtar o caminho entre o “fabricante e o logista”, vender mais e investir menos dinheiro na aquisição de clientes. Acompanhe!

O que é Inbound Sales?

Como a internet transformou-se na ferramenta mais utilizada pelos compradores nos últimos anos, tanto para pesquisar marcas e produtos quanto para efetivar as compras em si, o conceito de Inbound Sales vem ganhando força nos negócios.

Trata-se de uma estrutura moderna de vendas, que se encaixa perfeitamente nos novos comportamentos dos consumidores, tanto quando falamos de negócios B2C quanto B2B — um dado importante: os negócios via internet no Brasil movimentaram 41,3 bilhões de reais em 2015.

O Inbound Sales é um processo comercial que acontece DENTRO DAS EMPRESAS FORNECEDORAS para leadsgerados, qualificados e preparados para comprar online. O diferencial é que ao invés de fazer campanhas que falam para um amplo público buscando atingir potenciais clientes, o foco é total nos nichos de interesse. Também os esforços de prospecção diminuem, visto que quem vem até a empresa fornecedora é o comprador e não o contrário.

Em suma, trata-se da atração de consumidores via internet e não mais da saída a campo para procurá-los.

O que é Leads 

Por que o Inbound Sales deve ser utilizado pela indústria pet?

Em 2014, quando o conceito de Inbound Sales ainda não havia ganhado corpo no Brasil, um estudo da Velocify, empresa de tecnologia americana que fornece softwares para vendas, constatou que mais de 45% das empresas naquele país já transferiam seus esforços para as vendas feitas de dentro da empresa (inside sales).

Hoje, no Brasil, mais e mais empresas estão adotando esta nova forma de ganhar mercado. E isso se deve às inúmeras vantagens desta estratégia, que vão da redução de custos ao aumento da produtividade da equipe.

Como a indústria Pet hoje é uma das mais promissoras no país, nada mais moderno e atual do que prestar atenção no conceito de Inside Sales para escalar vendas e diminuir custos. Certo?

Veja, a seguir, algumas razões pelas quais sua empresa do ramo pet deve investir em uma boa estratégia de Inbound Sales:

Redução de custos de aquisição de clientes

Na pesquisa da Velocify, 60% dos entrevistados citam a redução de investimentos de aquisição de clientes como uma das maiores vantagens do método Inside Sales.

Isso porque, por meio de ações de marketing digital, automação de anúncios online (Google Adwords, por exemplo), produção e distribuição de conteúdo próprio etc. é possível atrair compradores e proprietários de pet shop sem precisar ir a campo. Os investimentos em marketing digital são totalmente direcionados ao público-alvo e tornam-se mais previsíveis, controláveis e mensuráveis do que no marketing tradicional.

Aumento da atração e melhorias no relacionamento com leads

Para 54% dos executivos que responderam ao estudo da Velocify, esta é uma grande vantagem: os leads vêm até os canais digitais, educam-se por si só por meio do conteúdo (site, blog, redes sociais etc.) que a empresa disponibiliza e quando estão prontos para conversar sobre o fechamento do negócio sua confiabilidade na marca já está alta.

Além disso, por meio do envio de conteúdo constante aos compradores, é possível fazer com que eles visualizem melhor suas necessidades, conheçam as oportunidades que têm com o que a empresa fornece. Estamos falando de um relacionamento (nutrição de leads) baseado no conhecimento.

Melhoria na produtividade da equipe comercial e redução de custos com treinamentos

Pense na quantidade de tempo que os vendedores da sua empresa dispendem se relacionando com proprietários e compradores de pet shop. Este tempo não seria melhor aproveitado se eles se dedicassem exclusivamente a fechar negócios?

Um estudo da Aberdeem detectou que 60% dos vendedores que não contam com uma estratégia de Inbound Sales, mesmo com o máximo esforço, não conseguem atingir suas metas de vendas.

Outro ponto que merece atenção é a redução de custos com a qualificação da equipe comercial. Como boa parte das descrições de produtos e serviços (educação do consumidor) é feita através de conteúdo online, não é necessário dispender tanto dinheiro com treinamentos para os vendedores. O próprio conteúdo gerado acaba qualificando o vendedor. E quando o contato comercial é feito, o comprador já tem a maioria das suas dúvidas sanadas.

É importante salientar que não se trata de eliminar totalmente o modo tradicional de venda. Ele ainda será necessário por muito tempo. Trata-se sim de tornar a força de vendas mais inteligente, mais atualizada com o que o próprio consumidor espera. Compradores de pet shop, muitas vezes são os próprios donos das lojas, logo, eles também esperam ter um processo de compra mais rápido e barato. Eles querem encontrar seus fornecedores na internet, entender as particularidades e vantagens dos produtos e serviços e partir logo para o fechamento do negócio.

Pensando em potencializar as vendas para aproveitar a escalada do mercado pet no Brasil? Veja como o Inbound Sales pode te trazer resultados surpreendentes:

Que tal? Você já está percebendo o uso do Inside Sales no mercado pet? Você já inseriu este conceito na sua estratégia comercial? Deixe seu comentário!