O que é Marketing de Conteúdo e por quê adotá-lo

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Embora nosso nicho tenha crescido significantemente na última década, ele ainda é um mercado promissor e com grandes possibilidades de expansão no Brasil, já que cada vez mais clientes procuram bons produtos e o melhor atendimento para seus bichinhos. A boa perspectiva não é sem precedentes: um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revela que o setor movimentou cerca de R$ 16 bilhões em 2014, com um aumento de mais de 8% em relação a 2013.

Dessa forma, com mais de 100 milhões de animais de estimação no Brasil e com um público cada vez mais exigente, é preciso apostar em estratégias de atração e conversão dos clientes. Dentre essas estratégias está o marketing de conteúdo, fundamental para qualquer player do segmento pet que deseje sucesso nos dias atuais. E para te mostrar como essa técnica de marketing é capaz de trazer benefícios ao mercado VET e PET, fizemos este post que certamente fará você considerar o uso essa estratégia.

O que é e como funciona o marketing de conteúdo?

marketing de conteúdo é a criação ou curadoria de conteúdo altamente relevante e compartilhado para um nicho específico. Com o marketing de conteúdo é possível tornar-se uma autoridade no segmento de atuação, já que atualmente os consumidores procuram por muito mais do que uma relação de compra e venda. Com o desenvolvimento das redes sociais e da própria internet, os clientes procuram formas de criar um relacionamento de confiança com a marca, resultando assim na aquisição de serviços ou produtos. Assim, o marketing de conteúdo é responsável por atrair pessoas interessadas em algo vinculado ao que você oferece — os chamados “leads qualificados”.

Além disso, também é possível fidelizar os clientes anteriores com o marketing de conteúdo, já que é muito mais barato reter um cliente do que atrair um novo.

Dessa forma, a lógica do marketing de conteúdo estrutura-se, basicamente, na troca de experiências entre empresa e consumidor, além da oferta de soluções direcionadas para os clientes. Os clientes estão interessados em consumir muito mais do que apenas produtos ou serviços: eles também querem informação. E o marketing de conteúdo vem para suprir exatamente isso.

Quais são os gastos com a estratégia de marketing de conteúdo?

Dados fornecidos pela Demand Metric mostram que o custo com o marketing de conteúdo é até 62% menor do que com outros tipos de marketing — on-line ou off-line —, e atrai três vezes mais leads. Os dados do Hubspot só ajudam a comprovar: estima-se que empresas norte-americanas economizem 20 mil dólares ao ano com o uso de inbound marketing.

Além disso, o crescimento do marketing de conteúdo disparou na última década: a Custom Content Council and ContentWise revela que de 2000 até 2012 o investimento de empresas americanas em marketing de conteúdo cresceu cerca de 148%.

Assim, o marketing de conteúdo para empresas não é apenas uma vantagem competitiva, como também uma necessidade, pois é a maneira mais eficiente de atingir o público-alvo e ainda ganhar confiança e o título de autoridade sobre o assunto. Em adição, essa é uma tendência que só tende a crescer: a previsão de aumento de investimento em marketing digital em 2015 é de 17%, de acordo com a Gartner.

Mas por que investir em marketing de conteúdo no mercado pet?

O mercado PET vêm crescendo no Brasil, e com isso, mais empresas estão entrando, também, no ambiente online. Com isso, surge a necessidade de investir no marketing de conteúdo para conseguir obter o sucesso esperado. Dentre os motivos para ter esse investimento, os principais são:

  • Traz vantagem competitiva

Muitas empresas do mercado PET ainda não se deram conta da necessidade de investir no marketing digital. Das que já notaram a necessidade, “nem todas investem no marketing de conteúdo”. Assim, quando uma empresa do ramo investe na produção de conteúdo direcionado e de alta qualidade, ela cria uma vantagem competitiva sobre as outras. Isso desenvolve não apenas um destaque da concorrência, mas também faz com que a marca seja mais divulgada. Vou dar alguns exemplos de nichos específicos que podem começar a pensar na estratégia de marketing de conteúdo:

Médicos Veterinários: O médico veterinário especializado que quer atrair mais tutores para sua clínica através de conteúdo, pode usar a estratégia a seu benefício ganhando autoridade e relevância quanto a seus colegas, poderia aqui colocar as 10 vantagens de o médico veterinário começar a fazer conteúdos, mas deixarei para uma próxima oportunidade.

Adestradores e especialistas em comportamento animal: Estes profissionais também se beneficiarão com o marketing de conteúdo, ensinando conceitos e técnicas básicas sobre as problemáticas do dia a dia de seus potenciais clientes.

Pet Shop com serviços de banho e tosa:  Imagine agora seu  bairro de atuação e sua pet shop é a única empresa que produz conteúdo sobre variados assuntos como comportamento, Adestramento, Alimentação, Nutrição, Cuidados e Higiene, enfim, conteúdos pensados estrategicamente voltados a informação como forma de prevenção, com está ação o conteúdo vai de fato fazer com que sua pet shop seja reconhecida no bairro de atuação pois está entregando valor através de conteúdo ajudando na recorrência na compra de seus serviços e produtos.

Mercado B2B

Para o mercado B2B, as vantagens de produção de conteúdo são muitas mas vou deixar para falar sobre o B2B em outro Post, por serem mais complexo e extenso.

  • Custos menores

Como esse tipo de marketing custa até 62% menos e como muitas empresas do mercado PET são de pequeno ou médio porte, investir em marketing de conteúdo é uma possibilidade para atender a um orçamento pequeno, mas ainda assim conseguir os resultados desejados.

Como menos dinheiro é necessário para alcançar resultados igualmente positivos, mais investimentos podem ser feitos na estrutura ou expansão do negócio, por exemplo.

  • Atrai novos clientes em potencial

A pesquisa “Interconnected World: Shopping and Personal Finance”, de 2012, mostra que 44% das compras online começaram com uma pesquisa em mecanismos de busca. Por isso, ter conteúdo para oferecer para seus clientes e leads faz com que eles mantenham interesse em sua marca.

Além disso, o compartilhamento de conteúdo leva a uma natural divulgação da sua marca, portanto, mais pessoas passam a conhecer sobre seu negócio e a considerá-lo como uma opção de compra.

  • Transforma a empresa em uma autoridade

Como a empresa informa, soluciona problemas e tira dúvidas, ela passa a se tornar uma referência e autoridade sobre o tema no mercado. Isso é ainda mais intenso no mercado pet, já que muitas empresas não fazem isso, fica mais fácil seu conteúdo se destacar entre os demais.

  • Aumenta as vendas

Em última análise, o marketing de conteúdo aumenta a taxa de conversão em vendas. De acordo com dados da Rock Content, empresa focada no setor de marketing online, as empresas que utilizam o marketing de conteúdo possuem uma taxa de conversão 6 vezes maior do que as empresas que não fazem uso.

O aumento de vendas não ocorre apenas entre novos clientes, já que maior passa ser a retenção de clientes que já compraram uma vez. Isso se deve ao fato de que o consumidor prefere consumir de quem confia. Como o consumidor passa a confiar não apenas nos seus serviços, mas também nas suas informações, maiores são as chances de venda.

Saiba que o caminho do marketing de conteúdo é menos tortuoso e mais barato do que outras estratégias, justificando-se o investimento na estratégia. Para as empresas PET por sua vez, isso é muito mais latente, já que pode trazer resultados competitivos ainda melhores.

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