Marketing pet shop: Como incentivar donos de pets a consumir mais

Ração de 1 quilo  aqui, um petisco ali. Um par de ossinhos eventualmente e, quem sabe, um banho e tosa. De produto em produto e serviço em serviço, nem sempre dá para fechar o mês com folga dentro de um negócio super concorrido e que demanda investimentos constantes como no caso dos Pet Shops/ Clínicas Veterinárias. Mas para aumentar o ticket médio da sua base de clientes e finalmente começar a ver a diferença na receita, você pode implementar uma série de ações a um custo muito baixo e resultados comprovados.

Confira abaixo 3 métodos para ter menos  clientes gastando pouco em seu pet shop:

Promoção de pacotes

Uma jogada de marketing para pet shop bem interessante para evitar que os clientes se restrinjam a compras menores é oferecer variações de pacotes. Por exemplo: “compre uma ração de 15 Kg e ganhe um pacote de petiscos ou de ossos”. Esse combo de vantagens acaba fazendo com que os clientes se habituem a gastar um pouco mais com produtos “maiores”  porque sabem que, na hora de passar os produtos no caixa, irão receber benefícios.

 

Outra jogada marketing para pet shop que só tem a beneficiar as clínicas veterinárias é oferecer, de brinde pela consulta, um banho e tosa grátis. Essa estratégia faz com que não só o cliente nutra mais simpatia pelo estabelecimento, como também volte ao local para ganhar seu brinde e, de tabela, acabar comprando algum produto que talvez ele não estivesse buscando na ocasião da consulta veterinária.

 

Outra inteligente promoção de pacotes que você pode criar na sua loja é voltada para donos de mais de um animal. Você há de concordar que, dificilmente, um dono de três cachorros procurará 3 estabelecimentos diferentes para levar seus dogs.

 

Pensando na fidelização, ofereça um pacote de banho e tosa para todos os cachorros, com desconto progressivo. Assim, você terá mais de um cliente canino e ainda conquistará o dono, que perceberá a vantagem de se adquirir esse tipo de pacote “coletivo”.

 

Enfim, em se tratando da promoção de pacotes, há uma infinidade de opções que você pode lançar mão para fidelizar o cliente. Basta alinhar criatividade e metas de vendas, sem esquecer, é claro, da qualidade do atendimento, que deve ser sempre impecável, né?

Contato direto sobre lançamentos

Hoje em dia, o marketing digital disponibiliza uma série de canais que possibilita falar com o cliente na linguagem dele, superando até mesmo o telefone como opção número um para o relacionamento com a clientela.  Dessa forma, dois bons e ágeis canais de comunicação que você pode usar são, sem dúvida, o aplicativo WhatsApp e o envio de mensagens SMS.  Sem contar o e-mail marketing, do qual falaremos mais adiante.

 

Enquanto o contato direto por telefone para se falar sobre lançamentos do Pet Shop/Clínica Veterinária tende a soar um pouco como telemarketing, o WhatsApp se tornou o meio preferido por aqueles que não querem ser importunados, mas ao mesmo tempo não desejam perder nenhuma oportunidade. Ao usar o aplicativo para anunciar lançamentos, você não só atinge diretamente o cliente, como faz com que ele tenha, no seu celular, gravado nas conversas, o anúncio do produto em questão para quando ele quiser usufruir da sua oferta. Já o SMS atua quase como o WhatsApp, mas dispensa a conexão com a internet.

 

Veja também: Sua clínica veterinária está utilizando todos os canais para comunicar-se com o cliente?

 

Outra forma imbatível de aumentar o ticket médio envolve apresentar, na sua loja, vendedores sempre prontos a mostrarem lançamentos de produtos similares ou complementares aos que o cliente leva para casa. Nesse ramo, o convencimento, por meio de argumentos, vale ouro, uma vez que donos de animaizinhos  costumam não medir esforços – e nem dinheiro – para dar mais qualidade de vida aos seus filhotes.

Produtos sazonais (páscoa, natal, copa do mundo)

O apelo das datas especiais é tão grande que não pode deixar de ser aproveitado de forma alguma como estratégia para se vender mais dentro do Pet Shop/Clínica Veterinária. Afinal de contas, qual é o dono que não cai de amores ao ver seu bichinho usando um chapéu de papai noel? E ainda, qual dono que não tem vontade de tratar o cãozinho como gente e adoraria dar presentes de “humanos” para ele, como ovos de páscoa feitos para cachorros? Sim, esse tipo de produto “humano” vende, e muito, pois apelam para o emocional. Logo, invista sem medo nos mais variados apetrechos sazonais.

Na Copa do Mundo ou nas Olimpíadas, por exemplo, é imprescindível ter no seu estoque vários modelos de roupinhas da seleção brasileira. Na Páscoa, além dos ovos de “chocolate” para cachorro, você pode apostar em toda uma linha de guloseimas para os bichanos. No Natal, os chapeuzinhos de Papai Noel podem até vir de brinde depois de um banho ou tosa, desde que despertem o desejo de compra de mais produtos natalinos: roupinhas vermelho e branca, presentinhos, etc.

Pode acreditar, todos esses produtos sazonais saltam aos olhos dos proprietários de animais que, comovidos pela respectiva data, não pouparão esforços em gastar um pouquinho mais, nem que seja apenas em nome da diversão.

Veja também: 5 maneiras de fidelizar seus clientes

Campanhas via e-mail

Para finalizar, uma ótima tática para fazer com que clientes gastando pouco retornem a sua loja e comprem mais é o disparo de e-mail marketing. E o melhor de tudo é que é bem simples. Você só precisa segmentar sua base de clientes, isto é, separar, por exemplo, os donos de gatos dos proprietários de cachorros, e automatizar, por meio das ferramentas apropriadas, o envio de e-mails com o conteúdo certo e a linha de assunto mais atrativa para instigar o cliente ao upselling.  Pode ser uma nova promoção de ração, cupons de desconto, novos produtos e até o convite para participar sobre eventos como cafés da manhã, feiras de filhotes ou consultas pela metade do preço.  Dê uma olhada no seu estoque e avalie, ao lado do seu consultor de marketing, quais dos produtos e serviços valem a pena empenhar na estratégia de e-mail marketing e mãos à obra!

E aí, o que achou dos nossos métodos para estimular o cliente a gastar mais na sua loja? Você tem mais sugestões? Compartilhe com a gente e nos ajude a ampliar esse debate!