O que é Inbound Marketing?

Conforme a tecnologia avança e novos meios de comunicação surgem, o marketing precisa correr para se adaptar e acompanhar os novos hábitos das pessoas. Nesse cenário, onde o consumidor está mais exigente e seletivo, surge um novo conceito que busca acima de tudo ser uma modalidade de marketing que o consumidor realmente gosta.

Conheça agora o que é o Inbound Marketing e como ele pode auxiliar a Indústria Pet (Fabricantes) a ir mais longe.

O que é Inbound Marketing?

Definir Inbound Marketing não é uma tarefa simples. O conceito é relativamente novo e bem amplo. Mas de modo geral, o Inbound Marketing é qualquer tipo de marketing que seja focado em atrair o interesse das pessoas, em nosso setor de atuação os tutores de animais de estimação e ou lojistas.

É um tipo de marketing mais amigável, pois se baseia no compartilhamento de informações e conteúdo de interesse do visitante, gerando confiança e um relacionamento entre a empresa e o consumidor. Produtos e serviços não são oferecidos diretamente para o consumidor, mas, sim, conteúdos que tenham valor para o quem o lê, mesmo que não haja relação direta com os produtos ou serviços que a empresa comercializa — o importante é atrair o visitante, passar credibilidade e ganhar sua confiança.

Inbound X Outbound

O Outbound é o marketing tradicional, ainda muito presente nos dias de hoje, como comerciais na televisão, propagandas em páginas de revistas especializadas, banners em blogs, etc. Uma de suas características é não ter a permissão do consumidor para ser exibida, a publicidade é imposta para o usuário, aparece sem que ele tenha procurado por ela ou a queira.

No Inbound a ideia é atingir o público certo e no momento certo, sem ser invasivo e exibindo conteúdo útil — por isso as chances de conversão aumentam consideravelmente. O marketing de atração, como também é conhecido, ainda possui outras vantagens sobre o modelo tradicional, como a maior facilidade de mensurar resultados – é possível saber exatamente quantas pessoas viram ou interagiram com o conteúdo, por exemplo – além de ser consideravelmente mais barato que o Outbound.

Ambas as estratégias são muito utilizadas e possuem princípios diferentes, mas se usadas em conjunto podem maximizar seus resultados.

Como funciona?

Para que o Inbound Marketing seja eficaz, é preciso entregar conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, formando assim três itens essenciais que é Lugar, Tempo e Conteúdo. Esses elementos devem ser a base para as suas cinco etapas principais:

1 – Atrair visitantes para seu site/blog;

2 – Converter esses visitantes em leads;

3 – Converter os leads em vendas;

4 – Fidelizar os clientes;

5 – Impressionar positivamente seus clientes para que eles divulguem sua empresa.

Existem estratégias que te ajudam a alcançar esse resultado, como:

Marketing de Conteúdo

Para que os visitantes se tornem leads, é preciso criar conteúdo que seja de qualidade, educativo e útil — daí a importância do Marketing de Conteúdo. Para ajudar nisso, o recomendado é criar personas que auxiliam a direcionar o conteúdo para o público certo.

Saiba o que são Leads

Entenda as 5 etapas da jornada de compra do novo consumidor da web

Ciclo de compra

Entender o ciclo de compra de seus visitantes vai ajudá-lo a convertê-los em leads. Para isso, crie um funil de conversão para entender todas as fases que um possível consumidor passa antes de comprar o seu produto propriamente.

Personalização

Conheça bem seus leads para disponibilizar sempre conteúdo que seja interessante e, quando possível, trate-os de maneira individual e personalizada.

Multicanais

Hoje em dia, as pessoas utilizam diversas redes sociais, leem blogs, fazem pesquisas no Google, etc. É importante estar presente em todos esses canais para alcançar o maior número de pessoas possível.

Integração

Não basta apenas ser multicanal, é preciso integrar tudo isso e mensurar os resultados para que a estratégia dê certo, fazendo alterações sempre que for necessário.

Por que sua empresa precisa adotar o Inbound Marketing?

Em um mercado competitivo como o atual, adotar uma estratégia de marketing com uma abordagem que permite a seus clientes adquirirem uma verdadeira admiração pela sua empresa é uma grande contribuição para a consolidação da sua marca. Sem contar o benefício de um lead gerado por Inbound Marketing ser mais barato e a mensuração dos resultados ser mais assertiva e simples.