Pet Shop: 6 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

Estamos vivendo um período em que a concorrência entre os pet shops pela atração dos clientes está cada vez mais acirrada. Entretanto, uma questão que pode se tornar um diferencial e que varia de lugar para lugar é o atendimento. É por essa razão que é cada vez mais importante manter um bom relacionamento com seus clientes e tornar a sua empresa uma referência no assunto — de uma forma que sua imagem passe credibilidade e profissionalismo.

Todo mundo tem uma marca na ponta da língua quando perguntamos: Qual o seu creme dental favorito? Qual o seu restaurante favorito? E por que não ser uma referência quando o assunto for o Pet Shop?

Listamos 6 dicas para ajudá-lo a melhorar o relacionamento com o seu cliente. Confira!

1 – Seja transparente

Dizer a verdade é sempre a melhor política. Nunca prometa ao cliente algo que não poderá cumprir, pois esse tipo de atitude contribui negativamente para a imagem da sua empresa. Seja bastante claro quanto aos produtos que você vende, sobre a disponibilidade e prazos de entrega. O mesmo vale para os serviços que oferece. Você prefere atender com hora marcada ou por ordem de chegada? Seja como for, não atrase, cumpra os horários estabelecidos. O melhor marketing para uma empresa é a satisfação dos nossos clientes.

2 – Saiba escutar o seu cliente

Às vezes ficamos tão preocupados em vender o nosso produto que nos esquecemos de prestar atenção ao que cliente realmente necessita. Ele pode ter aparecido no Pet Shop com um cachorrinho e vemos uma excelente oportunidade de vender ração, brinquedinhos, casinhas, mas se não prestarmos atenção, podemos perder a chance de vender o que ele realmente necessita e veio buscar: soluções para o seu cachorrinho que não para de destruir o sofá.

A técnica de “empurrar” produtos além de trazer poucos resultados ainda pode deixar o cliente irritado. Mesmo que o seu Pet Shop tenha excelentes produtos, talvez ele prefira procurar outro lugar onde ele acredita que será melhor atendido e que terá seus problemas resolvidos.

3 – Invista nas suas redes sociais

Muitas pessoas fazem marketing inconsciente em suas redes sociais — não há um planejamento que defina as estratégias que serão utilizadas. Acreditam que basta publicar uma foto de um cachorro tomando banho com o nome do seu estabelecimento que ela poderá ser compartilhada por várias pessoas — aliás, antes de fazer isso, é muito importante pedir a autorização do dono para compartilhar informações sobre o pet. Mantenha uma página com informações do seu Pet Shop, divulgue promoções, curiosidades e não se esqueça de manter um bom relacionamento com os seus clientes virtuais. Responda sempre as dúvidas e comentários, se mostrando presente e interagindo com seus clientes.

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4 – Dê dicas

Quem não gosta de algumas rápidas orientações? Nada muito complicado. Algumas raças de cachorro costumam ter cuidados especiais. Que tal criar um espaço em seu site para compartilhar informações sobre como manter uma dieta equilibrada, talvez algumas dicas para ajudar o animal a se refrescar em dias de muito calor, como evitar pulgas e carrapatos. Abra também uma seção para comentários e interaja com seus clientes.

5 – Seja agradável e atencioso

Ninguém precisa estar de bom humor o dia inteiro, certo? Mas, o seu cliente não tem culpa se você está em um dia ruim. Ser cordial e educado não vai machucar ninguém. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense em como você gostaria de ser atendido. Lembre sempre que gentileza gera gentileza.

6 – Não se esqueça do pós-venda

Pense que um cliente satisfeito pode se tornar um cliente fidelizado. As pessoas gostam de criar uma rotina, comprar produtos e buscar serviços em lugares em que sentem confiança. Por esta razão que sempre devemos ser honestos com os nossos clientes e estar atentos às suas necessidades. Não é porque ele já utilizou seus serviços uma vez que voltará sempre. É preciso pensar no que chamamos de pós-venda, para que esse consumidor se lembre sempre do seu Pet Shop quando precisar de algum tipo de serviço que você oferece.

Como costuma ser o seu relacionamento com os clientes? Você tem alguma estratégia que não comentamos neste post? Compartilhe com a gente!