Programa de incentivo: saiba como aumentar a produtividade da equipe

Esse texto é o primeiro de muitos originado da parceria entre o Vetus e a San Mídia Vet. O Blog do Vetus fala sobre gestão para empresas do ramo pet, sejam pet shops, clínicas ou hospitais veterinários. Acreditamos que o marketing digital é parte importante do crescimento sustentável e de uma gestão eficiente.

O maior patrimônio, tanto no sentido de importância quanto no sentido de tamanho, que qualquer empresa possui são seus funcionários. São eles os responsáveis pela existência da organização e transmissão dos valores da empresa a todas as pessoas da sociedade (por exemplo: fornecedores e clientes).

A boa atuação dos funcionários é um dos pilares para o sucesso da empresa. A pergunta que fica é: como garantir que os colaboradores realizem o trabalho de forma eficiente e baseado no alcance das metas empresariais?

Além de contratar profissionais qualificados, investir em treinamentos, no desenvolvimento profissional da equipe e promover um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, existe outra resposta para a pergunta acima: programa de incentivo.

Quer saber todos os detalhes sobre o assunto? Continue acompanhando esse post!

O que é um programa de incentivo?

O programa de incentivo é uma estratégia de gestão que auxilia o gestor a desenvolver a empresa de maneira contínua e aumentar a produtividade com base no engajamento e motivação dos funcionários.

Existem três conceitos básicos que norteiam um programa de incentivo: recompensa, motivação individual e reconhecimento organizacional. Dessa forma, a estratégia faz com que não exista crescimento do colaborador sem que haja crescimento empresarial e vice-versa.

Também há uma subdivisão nas bonificações entre eventuais e estruturadas. As eventuais são relacionadas a casos específicos de desempenho. Pode ser por proatividade, quando o funcionário teve uma ideia que deu muito certo, entre outros. Já as estruturadas estão ligadas às metas da empresa e tudo que precisa ser feito para que elas sejam alcançadas. Esse sistema de bonificação tem início, meio e fim e o bônus é dado para aqueles que atingirem a meta naquele tempo determinado.

Dinheiro é a primeira coisa que vem a cabeça quando pensamos em bonificações, não é mesmo? Mas existem outros tipos de premiações que podem fazer a felicidade dos seus funcionários, como bens materiais (celulares, TV, etc) ou viagens, por exemplo.

Para escolher qual é a opção que irá trazer mais benefícios para você e a sua empresa, é importante checar seu planejamento estratégico, assim como os objetivos a curto, médio e longo prazo, e definir alguns itens:

  • Qual valor você tem disponível para investir em um programa de incentivo?
  • Qual meta deve ser alcançada com ele?
  • Qual será o retorno previsto?

Como elaborar um programa de incentivo?

Agora que você já sabe o que é um programa de incentivo, como ele funciona e todos os seus benefícios, separamos algumas dicas para você implantar essa estratégia da melhor maneira possível. Vamos lá?

1. Envolva colaboradores chave

Antes de começar a estruturar a estratégia, é necessário que você saiba que não precisa fazer tudo isso sozinho. A participação de profissionais, como advogado, analista de rh e contador (que podem ser terceirizados) é extremamente necessária para implantar um programa de incentivo. Eles evitam que você tenha problemas futuros com leis trabalhistas, finanças da empresa, etc.

2. Defina objetivos

Finalmente, chegou a hora do primeiro passo! Nessa etapa, você avalia o nível atual do seu negócio e como ele pode ser elevado.

Os objetivos devem ser claros e não impossíveis. Se os colaboradores não conseguirem alcançá-los, o programa de incentivo terá o efeito contrário do que você espera.

É importante lembrar que os objetivos podem ser revistos e realinhados a qualquer momento do processo se você perceber que as coisas não estão indo do jeito que você queria.

Feito isso, o próximo passo é definir as metas e se elas serão individuais ou coletivas. Essa decisão irá depender dos seus objetivos, pois cada uma tem seu propósito e você pode implantar as duas se achar que elas trarão igual benefício.

As metas individuais, além de aumentar a motivação, evidenciam as habilidades de cada funcionário. Para colocar esse tipo de meta, é preciso avaliar o cargo, experiências e possibilidades de atuação de cada colaborador.

Já a meta coletiva, como o próprio nome já diz, promove o trabalho em grupo e a ideia de que cada função é necessária para entregar um resultado de qualidade.

3.Comunique o programa de incentivo e tire todas as dúvidas dos funcionários

Para que não haja problemas futuros, o gestor precisa explicar todos os detalhes do programa de incentivo que será implantado na empresa e se certificar de que todos os funcionários entenderam o processo por completo e não tenham nenhuma dúvida.

4.Avalie os resultados

É muito importante ter relatórios que apontem o desempenho de cada setor e/ou de cada funcionário para saber o quão distante sua empresa está da meta estipulada. Dessa maneira, você saberá se a estratégia está dando certo ou se precisa de alterações.

5.Ofereça uma comunicação de mão dupla

O que isso quer dizer? Significa que o gestor deve colocar o funcionário a par dos acontecimentos da empresa, assim como o colaborador deve falar o que está achando do programa de incentivo, das bonificações e das metas.

Dar feedbacks para os colaboradores irá ajudá-los a saber se eles estão no caminho certo. O mesmo vale para você. Pergunte se eles acreditam que a estratégia está funcionando, se o prêmio é interessante, se as metas são possíveis ou absurdas, o que eles mudariam no programa, etc.

6.Valorize o bom trabalho do funcionário

Claro que o próprio programa de incentivo já é uma forma de valorização do trabalho, mas existem maneiras de deixar essa prática mais evidente.

Documentar os resultados obtidos vai auxiliar na avaliação de desempenho. Além disso, irá te indicar o melhor funcionário do período avaliado. Mesmo que seu programa de incentivo seja para um espaço de tempo maior, é importante parabenizar o melhor colaborador do mês, por exemplo. Ele se sentirá valorizado e isso irá motivar os outros a fazerem o mesmo. Vale tirar foto, dar um dia de folga, enfim, use a imaginação.

7.Faça uma pesquisa interna

Às vezes é difícil comprar um presente de aniversário para um amigo, imagine um prêmio que precisa ser interessante para um grupo de funcionários. Tarefa difícil, não é mesmo?

Faça uma pesquisa e pergunte o que os funcionários gostariam de ganhar. Você pode deixar as respostas abertas ou dar algumas opções que estejam dentro do orçamento empresarial.

Além da pesquisa interna, outro fator que deve ser levado em consideração na escolha do prêmio é o esforço que o funcionário terá para alcançar as metas definidas. Quanto maior o esforço, melhor a bonificação.

8.Não atrase a entrega dos prêmios

Ao decidir qual será a bonificação, tenha absoluta certeza que você terá condições de entregar o prêmio para o funcionário na data combinada.

Todos os colaboradores irão se esforçar para conseguir ganhar o prêmio. Falhar com eles irá ocasionar em quebra de confiança e outras consequências.

E aí, pronto para colocar seu programa de incentivo em ação? Qualquer dúvida, conte conosco para ajudar!

“O Vetus é um sistema de gestão do mercado pet. Ajudamos a facilitar o cotidiano dos gestores e a impulsionar o crescimento de Pet Shops, Clínicas e Hospitais Veterinários. Já atendemos a mais de 1.500 empresas em todo Brasil. Para saber mais sobre o tema, acesse nosso blog.”