Sua Clínica Veterinária está utilizando todos os canais de comunicação disponíveis para falar com o cliente?

Uma das grandes vantagens do marketing digital, além do custo relativamente menor em relação à publicidade convencional, é que você pode personalizar as suas campanhas por meio de canais diversificados. WhatsApp, blog posts, e-mail marketing, mídias sociais, SMS e, claro, o bom e velho evento promocional. Todos eles podem – e devem – ser acionados conjuntamente para uma estratégia imbatível que, se for monitorada apropriadamente, pode aumentar suas vendas (e sua base de clientes) num tempo mais curto do que você imagina.

Neste post, nós iremos te mostrar 6 opções de canais de de comunicação que você dispõe para falar com o cliente não só sobre o seu negócio, mas acerca de benefícios que vão interessá-lo, e muito! Confira.

WhatsApp

As inúmeras possibilidades do uso desse aplicativo em prol de uma estratégia marketing digital ainda estão sendo descobertas pelos especialistas da área. No entanto, é seguro afirmar que, no contato diário entre pet shops e clientes, o WhatsApp vem ganhando a preferência como canal de comunicação efetivo e barato, sobrepondo-se inclusive ao telefone. O aplicativo pode ser usado para lembrar os donos de pets a respeito de procedimentos, vacinas e consultas marcadas com muito mais agilidade e precisão do que um cartãozinho que, não raro, o dono do pet vem a perder. Sem contar que o aplicativo também pode ser usado para enviar vídeos em Real Time do pet tomando banho ou hospedado em hotelzinho para que o dono confirme se está tudo bem com o seu filhote.

Blog

Os blogs são ferramentas imprescindíveis para o marketing de conteúdo, no sentido de que eles educam visitantes em busca de informações sobre aspectos variados da vida do pet, como doenças, dicas de adestramento e alimentação, ou seja, tudo para o bem-estar dos seus bichinhos, transformando-os em prospects que certamente irão contribuir para o ganho de autoridade do domínio do seu blog através do compartilhamento do seu conteúdo. Sem contar que o blog também serve para criar um relacionamento com sua carta de clientes já existente, podendo inclusive promover sorteios ou concursos culturais que só têm a levantar ainda mais o conceito da sua loja perante seus fregueses habituais, incitando a prática da publicidade boca a boca.

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E-mail marketing

 

As campanhas de e-mail marketing são uma das formas mais rápidas e baratas de se engajar os seus clientes. Primeiro porque são automatizadas, ou seja, você não precisa personalizar um tipo de e-mail para cada cliente, o que poupa um tempo considerável. Segundo porque os e-mails, ao contrário do que muitos profetas apregoam por aí, ainda é uma das formas mais garantidas para se falar com o cliente. A partir da segmentação da sua base de leads, um fluxo de nutrição pode atingir o cliente certo, na hora certa, com informações que ele necessita não só para ficar por dentro dos diferenciais da sua marca, mas para aumentar o ticket médio de compras. Basta usar a criatividade no momento de criar os conteúdos dos e-mails!

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Rede Social

As redes sociais estão para o marketing digital assim como a televisão está para o marketing tradicional. Por elas, passam milhões de pessoas todos os dias, interagindo, consumindo e compartilhando todo tipo de conteúdo. Ao criar a página da sua empresa no Facebook, por exemplo, você não só ganha um canal e tanto para divulgar as postagens do seu blog, mas também faz com que seu Pet Shop/Clínica Veterinária seja encontrado por futuros clientes que moram num curto raio de distância da sua loja física, graças a um novo recurso de geolocalização implantado na rede do Mark Zuckerberg que faz o “match” entre a localização do usuário e o endereço físico da empresa.

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Eventos promocionais    

A confluência de todos os canais que citamos anteriormente é essencial para o sucesso da divulgação de eventos promocionais na sua loja física, deixando de correr o risco de restringi-los às pessoas que estavam apenas “passando e resolveram entrar” ou àqueles dois ou três clientes mais assíduos. As possibilidades são muitas: você pode disparar, por e-mail marketing ou WhatsApp, uma mensagem sobre um café da manhã exclusivo para clientes VIP promovido por tal marca de ração. Ou, quem sabe, disponibilizar no Facebook um cupom promocional ou ingressos para exposições de filhotes para os 10 primeiros usuários que compartilharem determinada publicação ou anúncio. Por outro lado, você pode imprimir cartões com o endereço do blog do seu Pet Shop/Clínica Veterinária para os novos clientes que participarem dos eventos simplesmente porque estavam nas redondezas e assim, quem sabe, colocá-los no seu funil de vendas.

SMS

Conforme o WhatsApp se populariza, o serviço de mensagens via SMS perde espaço, ainda mais em se tratando de campanhas marketing. No entanto, você deve saber que nem todos os seus clientes possuem um aparelho de celular de última geração, muito menos com internet 3G e acesso a Wi-Fi. Pode ter certeza que alguns ainda preferem o contato do tipo “torpedo”. Embora as empresas de telefonia móvel usem e abusem desse recurso, levando grande quantidade de usuários a bloquear o recebimento de SMS, você pode investir nesse canal para informações pontuais, como, por exemplo, vencimento de prazos para vacinação ou disponibilidade de determinado produto. Em todos os casos, deixe na mensagem, em formato de link, o telefone da loja para que o cliente possa entrar em contato com a loja logo em seguida à leitura do SMS.

Mas não basta arrumar mil e uma maneiras de se falar com o cliente. É preciso acompanhar a reação dele, seja nas redes sociais, nos comentários dos blog posts ou mesmo nas respostas instantâneas das mensagens do WhatsApp e e-mail marketing. Apenas com essa interação – de preferência, imediata – sua empresa será capaz de estabelecer um relacionamento com a clientela que poderá gerar engajamento e se converter, mais tarde em upselling.  Afinal de contas, por mais extraordinários que sejam os recursos dos nossos aplicativos de hoje, o objetivo do seu negócio é, no fim do dia, um só: aumentar as vendas.

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